Abstract:
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Este trabalho pretende, através de pesquisa bibliográfica e estudo de casos, contribuir para tornar o ensino via computador mais agradável, eficiente e motivador para professores e alunos, integrando a afetividade no ambiente virtual. Os softwares que trabalham aspectos pedagógicos pecam, na sua maioria, por manter a impessoalidade. Na verdade, respostas são passadas aos aprendizes e questionamentos são feitos, levando os usuários a novas reflexões, porém aquele que está frente à máquina, com seus problemas e cargas afetivas não equilibradas, pode precisar de uma "atenção especial" como lhe daria, possivelmente, um professor. Propõe-se, então, a criação de um módulo que contemple essa necessidade do aprendiz. Para isso, fez-se um apanhado de assuntos pertinentes à relação professor/aluno, tais como empatia, alegria, afeto, etc. Tal módulo, em princípio incluído em sistemas hipermídia, não substituiria a atenção do professor para com seus alunos, mas permitiria que, aos olhos do aluno, os "sentimentos" da máquina fossem menos virtuais |