A afetividade no ensino em ambientes hipermídia

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A afetividade no ensino em ambientes hipermídia

Mostrar registro completo

Título: A afetividade no ensino em ambientes hipermídia
Autor: Nascimento, Cristina
Resumo: Este trabalho pretende, através de pesquisa bibliográfica e estudo de casos, contribuir para tornar o ensino via computador mais agradável, eficiente e motivador para professores e alunos, integrando a afetividade no ambiente virtual. Os softwares que trabalham aspectos pedagógicos pecam, na sua maioria, por manter a impessoalidade. Na verdade, respostas são passadas aos aprendizes e questionamentos são feitos, levando os usuários a novas reflexões, porém aquele que está frente à máquina, com seus problemas e cargas afetivas não equilibradas, pode precisar de uma "atenção especial" como lhe daria, possivelmente, um professor. Propõe-se, então, a criação de um módulo que contemple essa necessidade do aprendiz. Para isso, fez-se um apanhado de assuntos pertinentes à relação professor/aluno, tais como empatia, alegria, afeto, etc. Tal módulo, em princípio incluído em sistemas hipermídia, não substituiria a atenção do professor para com seus alunos, mas permitiria que, aos olhos do aluno, os "sentimentos" da máquina fossem menos virtuais
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81755
Data: 2001


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
185279.pdf 2.133Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar