Tecnologias da informação aplicadas à educação: análise da integração de unidades de objetivos finalísticos diversos a uma única direção

DSpace Repository

A- A A+

Tecnologias da informação aplicadas à educação: análise da integração de unidades de objetivos finalísticos diversos a uma única direção

Show full item record

Title: Tecnologias da informação aplicadas à educação: análise da integração de unidades de objetivos finalísticos diversos a uma única direção
Author: Jesus, Vânia Aparecida de
Abstract: A educação está passando por um processo de renovação de espaços e de resignificação de conteúdos e de valores, tendo como ponto de partida as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade. A escola, como instituição atuante e desencadeadora do saber sistematizado, não pode ficar fora ou à margem deste dinamismo. O padrão educativo vigente, acentuadamente ritualizado quanto a divisões, seriações, conteúdos, carga horária, calendários etc., permanece quase sempre inalterável. O tempo destinado a criação, interpretação, reflexão e descoberta de novas tecnologias é escasso e nem sempre aproveitado de maneira racional. Fora da escola, professores e alunos estão permanentemente em contato com tecnologias cada vez mais avançadas, em que a máquina modifica e até substitui as tarefas humanas. Eles vivem e atuam nesta realidade como cidadãos participativos, mas não "conseguem" introduzir essas "novidades" na escola, pois necessitam cumprir conteúdos programáticos preestabelecidos. A escola é um local de tradição cultural e de ampliação de conhecimento. Nela, o aluno é o centro do processo de aprendizagem, devendo ser capaz de analisar e interpretar as mensagens que recebe da TV, do rádio, do computador, etc., contando, para tal, com a ajuda do professor na sala de aula. È imprescindível que o professor perceba a importância dos recursos audiovisuais para o bom desempenho do seu trabalho escolar. A tecnologia, além de enriquecer o processo ensino-aprendizagem, propicia o desenvolvimento integral do aluno, valorizando seu comportamento emocional, crítico e imaginário, deixando margem para a exploração de novas possibilidades de criação. Portanto, os recursos audiovisuais constituem um imprescindível componente para a exploração de novas possibilidades pedagógicas, capaz de contribuir para a melhoria do trabalho em sala de aula, beneficiando o aluno, como sujeito do processo educativo, e o professor. Aplicar os benefícios de toda essa revolução que ocorre nos meios instrucionais ao ambiente de uma instituição que lida com uma grande diversidade de interesses acadêmicos-didáticos e pedagógicos-constitui o principal objetivo deste trabalho.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81728
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
186556.pdf 284.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar