Ambiente informatizado: espaço de aprendizagem criativa e afetiva na educação do portador de deficiência mental
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Almeida, Amélia Leite de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T04:46:28Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T04:46:28Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
185509 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81504 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho procura investigar as possibilidades de interação que o portador de deficiência mental estabelece em um ambiente pedagógico informatizado, no caso o ambiente LOGO-MicroMundos, a partir de um referencial teórico fundamentado em Piaget, Papert e Vygotsky, que privilegia as situações de interações para o desenvolvimento pleno do sujeito. Para empreendermos essa investigação, realizamos observações diretamente na escola, registrando os dados através de filmagens e de anotações em cadernos das sessões dos sujeitos no ambiente, acrescidos de entrevistas semi-estruturadas, de forma a enriquecer os dados coletados durante a pesquisa. Nas sessões os sujeitos experimentaram algumas possibilidades de construção de projetos que o programa oferecia. Observou-se que o sujeito ao interagir com o computador, manifestava atitudes que iam de indiferenciação à significação, evoluindo qualitativamente em suas ações, frentes aos desafios impostos pela linguagem computacional. Observou-se também que, na interação entre os objetos, a curiosidade, a cooperação e a imitação foram atitudes mais evidentes nos transcorrer das sessões. Observou ainda que, o trabalho pedagógico através do ambiente informatizado pode ser benéfico ao portador de deficiência mental se a relação estabelecida entre aluno(a) e professor(a) ocorrer num clima onde a mediação realizada tenha como meta o desenvolvimento das funções Psicológicas Superiores. Apresenta-se ainda um protótipo de software educacional que implementa um artefato mediador de aprendizagem com características pedagógicas preconizadas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ii, 209 f.| il., tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Deficientes mentais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.title |
Ambiente informatizado: espaço de aprendizagem criativa e afetiva na educação do portador de deficiência mental |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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