Ambiente informatizado: espaço de aprendizagem criativa e afetiva na educação do portador de deficiência mental

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Ambiente informatizado: espaço de aprendizagem criativa e afetiva na educação do portador de deficiência mental

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Almeida, Amélia Leite de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T04:46:28Z
dc.date.available 2012-10-19T04:46:28Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 185509 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81504
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho procura investigar as possibilidades de interação que o portador de deficiência mental estabelece em um ambiente pedagógico informatizado, no caso o ambiente LOGO-MicroMundos, a partir de um referencial teórico fundamentado em Piaget, Papert e Vygotsky, que privilegia as situações de interações para o desenvolvimento pleno do sujeito. Para empreendermos essa investigação, realizamos observações diretamente na escola, registrando os dados através de filmagens e de anotações em cadernos das sessões dos sujeitos no ambiente, acrescidos de entrevistas semi-estruturadas, de forma a enriquecer os dados coletados durante a pesquisa. Nas sessões os sujeitos experimentaram algumas possibilidades de construção de projetos que o programa oferecia. Observou-se que o sujeito ao interagir com o computador, manifestava atitudes que iam de indiferenciação à significação, evoluindo qualitativamente em suas ações, frentes aos desafios impostos pela linguagem computacional. Observou-se também que, na interação entre os objetos, a curiosidade, a cooperação e a imitação foram atitudes mais evidentes nos transcorrer das sessões. Observou ainda que, o trabalho pedagógico através do ambiente informatizado pode ser benéfico ao portador de deficiência mental se a relação estabelecida entre aluno(a) e professor(a) ocorrer num clima onde a mediação realizada tenha como meta o desenvolvimento das funções Psicológicas Superiores. Apresenta-se ainda um protótipo de software educacional que implementa um artefato mediador de aprendizagem com características pedagógicas preconizadas. pt_BR
dc.format.extent ii, 209 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação especial pt_BR
dc.subject.classification Deficientes mentais pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.title Ambiente informatizado: espaço de aprendizagem criativa e afetiva na educação do portador de deficiência mental pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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