Ambiente informatizado: espaço de aprendizagem criativa e afetiva na educação do portador de deficiência mental
Show full item record
Title:
|
Ambiente informatizado: espaço de aprendizagem criativa e afetiva na educação do portador de deficiência mental |
Author:
|
Almeida, Amélia Leite de
|
Abstract:
|
Este trabalho procura investigar as possibilidades de interação que o portador de deficiência mental estabelece em um ambiente pedagógico informatizado, no caso o ambiente LOGO-MicroMundos, a partir de um referencial teórico fundamentado em Piaget, Papert e Vygotsky, que privilegia as situações de interações para o desenvolvimento pleno do sujeito. Para empreendermos essa investigação, realizamos observações diretamente na escola, registrando os dados através de filmagens e de anotações em cadernos das sessões dos sujeitos no ambiente, acrescidos de entrevistas semi-estruturadas, de forma a enriquecer os dados coletados durante a pesquisa. Nas sessões os sujeitos experimentaram algumas possibilidades de construção de projetos que o programa oferecia. Observou-se que o sujeito ao interagir com o computador, manifestava atitudes que iam de indiferenciação à significação, evoluindo qualitativamente em suas ações, frentes aos desafios impostos pela linguagem computacional. Observou-se também que, na interação entre os objetos, a curiosidade, a cooperação e a imitação foram atitudes mais evidentes nos transcorrer das sessões. Observou ainda que, o trabalho pedagógico através do ambiente informatizado pode ser benéfico ao portador de deficiência mental se a relação estabelecida entre aluno(a) e professor(a) ocorrer num clima onde a mediação realizada tenha como meta o desenvolvimento das funções Psicológicas Superiores. Apresenta-se ainda um protótipo de software educacional que implementa um artefato mediador de aprendizagem com características pedagógicas preconizadas. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81504
|
Date:
|
2001 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar