O computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cognição
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rezende, Maria José Gonçalves |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T03:52:47Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T03:52:47Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
187033 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81432 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A força deste trabalho consiste na validação do computador, enquanto recurso tecnológico, capaz de potenciar a aprendizagem de alunos portadores de limitações cognitivas. Para isto, investiga-se a relação da criança especial com o computador e a mediação do professor, devidamente preparado, para o ensino especial. Como conclusão, pretende-se demonstrar que a recuperação e a reabilitação dos portadores de limitações intelectuais serão facilitadas utilizando-se o computador como ferramenta pedagógica com o suporte do professor mediador. Os resultados da pesquisa permitem concluir que são necessárias a produção de situações que promovam o envolvimento do aluno com a atividade informática, a criação de um clima de cooperação, compromisso, responsabilidade, liberdade e, essencialmente, a aceitação do portador de deficiências pela sociedade na qual ele se encontra inserido. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Disturbios cognitivos |
pt_BR |
dc.title |
O computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cognição |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar