O computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cognição
Show full item record
Title:
|
O computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cognição |
Author:
|
Rezende, Maria José Gonçalves
|
Abstract:
|
A força deste trabalho consiste na validação do computador, enquanto recurso tecnológico, capaz de potenciar a aprendizagem de alunos portadores de limitações cognitivas. Para isto, investiga-se a relação da criança especial com o computador e a mediação do professor, devidamente preparado, para o ensino especial. Como conclusão, pretende-se demonstrar que a recuperação e a reabilitação dos portadores de limitações intelectuais serão facilitadas utilizando-se o computador como ferramenta pedagógica com o suporte do professor mediador. Os resultados da pesquisa permitem concluir que são necessárias a produção de situações que promovam o envolvimento do aluno com a atividade informática, a criação de um clima de cooperação, compromisso, responsabilidade, liberdade e, essencialmente, a aceitação do portador de deficiências pela sociedade na qual ele se encontra inserido. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81432
|
Date:
|
2001 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar