Uma abordagem cognitiva ao planejamento da inserção da educação sanitária ambiental no currículo do ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

Uma abordagem cognitiva ao planejamento da inserção da educação sanitária ambiental no currículo do ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Daniel Jose da pt_BR
dc.contributor.author Ulbricht, Aceli Catarina Simas pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T11:42:30Z
dc.date.available 2012-10-18T11:42:30Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 182902 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80221
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pt_BR
dc.description.abstract Este é um estudo acerca de uma abordagem cognitiva ao planejamento da inserção da educação ambiental no currículo do ensino fundamental. Esta abordagem foi estruturada com base no Modelo PEDS (Planejamento Estratégico do Desenvolvimento Sustentável). Este estudo resultou da associação de uma abordagem cognitiva autopoiética a uma metodologia de planejamento estratégico adaptado para organizações públicas. A metodologia aplicada para o desenvolvimento da pesquisa realizada foi a pesquisa-ação e contou com a participação de professores de 5ªs séries de duas escolas, uma da Rede Municipal e outra da Rede Federal de Ensino Público, dos bairros da Trindade e do Pantanal, respectivamente. Os resultados da pesquisa que envolveu a organização autopoiética do Modelo são constituídos das etapas de sensibilização, capacitação e gerenciamento. O processo de aprendizagem dos participantes deu-se a partir de uma pedagogia construtivista, através de sua própria participação, isto é, aprendendo com o seu próprio fazer, na perspectiva de construir conceitos e propor estratégias pedagógicas de ações ambientais no currículo escolar do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.format.extent 160 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia ambiental pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Currículos pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao pt_BR
dc.subject.classification Educação ambiental pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Primeiro grau) pt_BR
dc.title Uma abordagem cognitiva ao planejamento da inserção da educação sanitária ambiental no currículo do ensino fundamental pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
182902.pdf 33.09Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar