Uma abordagem cognitiva ao planejamento da inserção da educação sanitária ambiental no currículo do ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

Uma abordagem cognitiva ao planejamento da inserção da educação sanitária ambiental no currículo do ensino fundamental

Show full item record

Title: Uma abordagem cognitiva ao planejamento da inserção da educação sanitária ambiental no currículo do ensino fundamental
Author: Ulbricht, Aceli Catarina Simas
Abstract: Este é um estudo acerca de uma abordagem cognitiva ao planejamento da inserção da educação ambiental no currículo do ensino fundamental. Esta abordagem foi estruturada com base no Modelo PEDS (Planejamento Estratégico do Desenvolvimento Sustentável). Este estudo resultou da associação de uma abordagem cognitiva autopoiética a uma metodologia de planejamento estratégico adaptado para organizações públicas. A metodologia aplicada para o desenvolvimento da pesquisa realizada foi a pesquisa-ação e contou com a participação de professores de 5ªs séries de duas escolas, uma da Rede Municipal e outra da Rede Federal de Ensino Público, dos bairros da Trindade e do Pantanal, respectivamente. Os resultados da pesquisa que envolveu a organização autopoiética do Modelo são constituídos das etapas de sensibilização, capacitação e gerenciamento. O processo de aprendizagem dos participantes deu-se a partir de uma pedagogia construtivista, através de sua própria participação, isto é, aprendendo com o seu próprio fazer, na perspectiva de construir conceitos e propor estratégias pedagógicas de ações ambientais no currículo escolar do Ensino Fundamental.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80221
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
182902.pdf 33.09Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar