O uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem: o caso da Escola Municipal Professora Maria Mazarello de Belo Horizonte

DSpace Repository

A- A A+

O uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem: o caso da Escola Municipal Professora Maria Mazarello de Belo Horizonte

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ulbricht, Vania Ribas pt_BR
dc.contributor.author Soares, Cleber Firmino pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T11:22:41Z
dc.date.available 2012-10-18T11:22:41Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 178545 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80187
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico pt_BR
dc.description.abstract O estudo de caso da Escola Professora Maria Mazarello pautou-se pelo objetivo de averiguar sobre o uso de recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem. Esse intento fundamenta-se em função do projeto pedagógico adotado desde 1994 pela Prefeitura de Belo Horizonte para toda a rede municipal da Escola Plural. A sustentação pedagógica desta proposta está respaldada na formação do aluno enquanto um ser crítico e reflexivo e que é prioritariamente sujeito do seu processo de ensino-aprendizagem. Portanto, não se trata mais de transmitir conhecimento, mas sim de construir esse conhecimento e principalmente que essa construção tenha por eixo norteador a ação do aluno. Nessa perspectiva, a utilização dos recursos tecnológicos deve ser inserida no processo de ensino-aprendizagem com a perspectiva de aplicação da tecnologia educacional e da teoria da aprendizagem interacionista, pois as postulações de ambas são coerentes e sinérgicas com a Escola Plural. A pesquisa de campo foi realizada com a aplicação de questionários aos professores e alunos do ensino fundamental, atualmente denominados segundo e terceiro ciclos, a partir do qual indagou-se a respeito da efetiva utilização dos recursos tecnológicos. Constatou-se que a Escola Municipal Professora Maria Mazarello conta com um corpo docente com um nível de formação e informação muito bom, possui os recursos tecnológicos que lhe potencializam uma ação educativa mais pertinente, mas por diversos fatores internos e externos não otimiza a utilização desses recursos. Sugere-se que a fundamentação da proposta pedagógica da Escola seja reorientada e entre em sintonia com a tecnologia educacional pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino - pt_BR
dc.subject.classification Meios auxiliares pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.title O uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem: o caso da Escola Municipal Professora Maria Mazarello de Belo Horizonte pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
178545.pdf 0bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar