O uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem: o caso da Escola Municipal Professora Maria Mazarello de Belo Horizonte
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ulbricht, Vania Ribas |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Soares, Cleber Firmino |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T11:22:41Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T11:22:41Z |
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dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
178545 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80187 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estudo de caso da Escola Professora Maria Mazarello pautou-se pelo objetivo de averiguar sobre o uso de recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem. Esse intento fundamenta-se em função do projeto pedagógico adotado desde 1994 pela Prefeitura de Belo Horizonte para toda a rede municipal da Escola Plural. A sustentação pedagógica desta proposta está respaldada na formação do aluno enquanto um ser crítico e reflexivo e que é prioritariamente sujeito do seu processo de ensino-aprendizagem. Portanto, não se trata mais de transmitir conhecimento, mas sim de construir esse conhecimento e principalmente que essa construção tenha por eixo norteador a ação do aluno. Nessa perspectiva, a utilização dos recursos tecnológicos deve ser inserida no processo de ensino-aprendizagem com a perspectiva de aplicação da tecnologia educacional e da teoria da aprendizagem interacionista, pois as postulações de ambas são coerentes e sinérgicas com a Escola Plural. A pesquisa de campo foi realizada com a aplicação de questionários aos professores e alunos do ensino fundamental, atualmente denominados segundo e terceiro ciclos, a partir do qual indagou-se a respeito da efetiva utilização dos recursos tecnológicos. Constatou-se que a Escola Municipal Professora Maria Mazarello conta com um corpo docente com um nível de formação e informação muito bom, possui os recursos tecnológicos que lhe potencializam uma ação educativa mais pertinente, mas por diversos fatores internos e externos não otimiza a utilização desses recursos. Sugere-se que a fundamentação da proposta pedagógica da Escola seja reorientada e entre em sintonia com a tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Meios auxiliares |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.title |
O uso dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem: o caso da Escola Municipal Professora Maria Mazarello de Belo Horizonte |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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