Análise estrutural e funcional da brincadeira de criança em idade pré-escolar

DSpace Repository

A- A A+

Análise estrutural e funcional da brincadeira de criança em idade pré-escolar

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vieira, Mauro Luis pt_BR
dc.contributor.author Moraes, Adão de Souza pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T10:57:59Z
dc.date.available 2012-10-18T10:57:59Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 177260 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80145
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como objetivo investigar como a brincadeira de pré-escolares se estrutura e qual a função desse comportamento para o seu desenvolvimento, tendo como referencial a Etologia. Observou-se o comportamento de 40 crianças entre 4 e 5 anos de idade, durante atividades de recreação livre, em duas escolas (pública e privada). A coleta de dados foi realizada durante o ano 2000, através da técnica de observação amostragem de tempo. Constatou-se que: as crianças mostraram maior número de intervalos em brincadeira (cerca de 75% do total de intervalos) do que outras categorias de comportamento ('outras atividades', 'observação' e comportamento agonístico); durante a brincadeira, as crianças apresentaram maior número de intervalos em atividades relacionadas com brincadeira de faz-de-conta; maior número de intervalos em brincadeira cooperativa; meninos preferiram brincar com maior número de parceiros do que as meninas em cada evento de interação lúdica; crianças de todos os grupos usaram objetos durante a maior parte dos eventos de brincadeira; constatou-se que não houve diferenças significativas entre as duas escolas e o sexo das crianças. Através de análise qualitativa, em muitas situações, embora o conteúdo da brincadeira foi similar, meninos e meninas apresentaram diferentes formas de brincar. Conclui-se que a brincadeira é uma excelente oportunidade para a criança exercitar o desenvolvimento físico e social e que a Etologia pode contribuir de forma significativa para explicar as manifestações da brincadeira nos seus aspectos funcionais, causais, filogenético e ontogenético. pt_BR
dc.format.extent [116] f.| tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Educacao pre-escolar pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Recreação em grupo pt_BR
dc.subject.classification Jogos pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Diversões pt_BR
dc.title Análise estrutural e funcional da brincadeira de criança em idade pré-escolar pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
PPSI0041-D.pdf 5.203Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar