Análise estrutural e funcional da brincadeira de criança em idade pré-escolar
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Vieira, Mauro Luis |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Moraes, Adão de Souza |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T10:57:59Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T10:57:59Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
177260 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80145 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa teve como objetivo investigar como a brincadeira de pré-escolares se estrutura e qual a função desse comportamento para o seu desenvolvimento, tendo como referencial a Etologia. Observou-se o comportamento de 40 crianças entre 4 e 5 anos de idade, durante atividades de recreação livre, em duas escolas (pública e privada). A coleta de dados foi realizada durante o ano 2000, através da técnica de observação amostragem de tempo. Constatou-se que: as crianças mostraram maior número de intervalos em brincadeira (cerca de 75% do total de intervalos) do que outras categorias de comportamento ('outras atividades', 'observação' e comportamento agonístico); durante a brincadeira, as crianças apresentaram maior número de intervalos em atividades relacionadas com brincadeira de faz-de-conta; maior número de intervalos em brincadeira cooperativa; meninos preferiram brincar com maior número de parceiros do que as meninas em cada evento de interação lúdica; crianças de todos os grupos usaram objetos durante a maior parte dos eventos de brincadeira; constatou-se que não houve diferenças significativas entre as duas escolas e o sexo das crianças. Através de análise qualitativa, em muitas situações, embora o conteúdo da brincadeira foi similar, meninos e meninas apresentaram diferentes formas de brincar. Conclui-se que a brincadeira é uma excelente oportunidade para a criança exercitar o desenvolvimento físico e social e que a Etologia pode contribuir de forma significativa para explicar as manifestações da brincadeira nos seus aspectos funcionais, causais, filogenético e ontogenético. |
pt_BR |
dc.format.extent |
[116] f.| tabs. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educacao pre-escolar |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Crianças |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Recreação em grupo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Jogos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Diversões |
pt_BR |
dc.title |
Análise estrutural e funcional da brincadeira de criança em idade pré-escolar |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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