Eficiência na alocação de recursos públicos nos sistemas municipais de ensino: o caso dos municípios da região oeste do Paraná no ano de 1996
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lapa, Jair dos Santos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, José Joaquim Silveira de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T10:41:43Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T10:41:43Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
180328 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80121 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta um método para analisar a eficiência da alocação de recursos públicos em Sistemas Municipais de Educação. Para isso, foi feita uma caracterização sistêmica da educação no âmbito nacional e municipal levando à definição - a partir de suas relações teóricas e da legislação em vigor - das variáveis que vieram a compor o modelo teórico básico. Este método foi aplicado a um estudo de caso que envolveu 39 municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Oeste do Paraná - AMOP. Dois modelos de Análise Envoltória de Dados - AED foram empregados para identificar os municípios que, em 1996 alocaram eficientemente seus recursos na área de educação. O primeiro modelo supôs retornos constantes de escala e, o segundo, retornos variáveis de escala. A variável de produto utilizada nestes modelos foi o Número de Alunos Aprovados e as variáveis de insumo foram Receita Total Municipal, Número de Vagas e Número de Professores. Cinco municípios destacaram-se como eficientes quando assumida a hipótese de retornos constantes; com retornos variáveis de escala o número de municípios eficientes aumentou para 13. A partir dos resultados obtidos pode-se recomendar, para futuros trabalhos, a incorporação ao modelo empírico de variáveis menos agregadas para facilitar o processo de escolha e representar resultados de longo prazo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xi, 62 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas publicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Parana |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Alocacao de recursos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Eficiencia (Serviço público) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Indicadores (Biologia) |
pt_BR |
dc.title |
Eficiência na alocação de recursos públicos nos sistemas municipais de ensino: o caso dos municípios da região oeste do Paraná no ano de 1996 |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
França, José Mairton de F. |
pt_BR |
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