Eficiência na alocação de recursos públicos nos sistemas municipais de ensino: o caso dos municípios da região oeste do Paraná no ano de 1996

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Eficiência na alocação de recursos públicos nos sistemas municipais de ensino: o caso dos municípios da região oeste do Paraná no ano de 1996

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lapa, Jair dos Santos pt_BR
dc.contributor.author Souza, José Joaquim Silveira de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T10:41:43Z
dc.date.available 2012-10-18T10:41:43Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 180328 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80121
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um método para analisar a eficiência da alocação de recursos públicos em Sistemas Municipais de Educação. Para isso, foi feita uma caracterização sistêmica da educação no âmbito nacional e municipal levando à definição - a partir de suas relações teóricas e da legislação em vigor - das variáveis que vieram a compor o modelo teórico básico. Este método foi aplicado a um estudo de caso que envolveu 39 municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Oeste do Paraná - AMOP. Dois modelos de Análise Envoltória de Dados - AED foram empregados para identificar os municípios que, em 1996 alocaram eficientemente seus recursos na área de educação. O primeiro modelo supôs retornos constantes de escala e, o segundo, retornos variáveis de escala. A variável de produto utilizada nestes modelos foi o Número de Alunos Aprovados e as variáveis de insumo foram Receita Total Municipal, Número de Vagas e Número de Professores. Cinco municípios destacaram-se como eficientes quando assumida a hipótese de retornos constantes; com retornos variáveis de escala o número de municípios eficientes aumentou para 13. A partir dos resultados obtidos pode-se recomendar, para futuros trabalhos, a incorporação ao modelo empírico de variáveis menos agregadas para facilitar o processo de escolha e representar resultados de longo prazo. pt_BR
dc.format.extent xi, 62 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas pt_BR
dc.subject.classification Parana pt_BR
dc.subject.classification Alocacao de recursos pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Eficiencia (Serviço público) pt_BR
dc.subject.classification Indicadores (Biologia) pt_BR
dc.title Eficiência na alocação de recursos públicos nos sistemas municipais de ensino: o caso dos municípios da região oeste do Paraná no ano de 1996 pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co França, José Mairton de F. pt_BR


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