Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Roisenberg, Mauro pt_BR
dc.contributor.author Araújo, Andréa Cristina Marques de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T09:48:22Z
dc.date.available 2012-10-18T09:48:22Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 181853 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80033
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação. pt_BR
dc.description.abstract Com o avanço tecnológico, a informática vem cada vez mais desempenhando um importante papel na vida das pessoas, e na educação não poderia ser diferente. Muitos softwares tem sido produzidos para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, no entanto, nem todos são frutos de estudos para analisar qual filosofia de aprendizagem melhor se adequa as necessidades dos alunos. Dentre as principais bases psicológicas dos processos de aprendizagem, são confrontadas as posições associacionista, cognitivista e sócio-interacionista. Esta dissertação propõe um estudo sobre o comportamento dessas filosofias quando passadas para o ambiente computacional, através de três modelos de sistemas implementados em HTML, em virtude da dinâmica e interação com o ambiente web e modelados utilizando o modelo teórico de hipermídia como autômata (o hipertômata). A temática escolhida é o ensino de Sistemas Especialistas. Apresentamos resultados de implementações em turma cuja área fim não é a informática. pt_BR
dc.format.extent 133 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Computação pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnologicas pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.title Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
181853.pdf 15.65Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar