Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador

Mostrar registro completo

Título: Uma análise das teorias clássicas de aprendizado quando aplicadas ao ensino com computador
Autor: Araújo, Andréa Cristina Marques de
Resumo: Com o avanço tecnológico, a informática vem cada vez mais desempenhando um importante papel na vida das pessoas, e na educação não poderia ser diferente. Muitos softwares tem sido produzidos para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, no entanto, nem todos são frutos de estudos para analisar qual filosofia de aprendizagem melhor se adequa as necessidades dos alunos. Dentre as principais bases psicológicas dos processos de aprendizagem, são confrontadas as posições associacionista, cognitivista e sócio-interacionista. Esta dissertação propõe um estudo sobre o comportamento dessas filosofias quando passadas para o ambiente computacional, através de três modelos de sistemas implementados em HTML, em virtude da dinâmica e interação com o ambiente web e modelados utilizando o modelo teórico de hipermídia como autômata (o hipertômata). A temática escolhida é o ensino de Sistemas Especialistas. Apresentamos resultados de implementações em turma cuja área fim não é a informática.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós -Graduação em Computação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80033
Data: 2001


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
181853.pdf 15.65Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar