Modelo computacional para ensino de fisiologia cardiovascular

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Modelo computacional para ensino de fisiologia cardiovascular

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Barreto, Jorge Muniz pt_BR
dc.contributor.author Kreutz, Luciana Schuch pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T08:35:02Z
dc.date.available 2012-10-18T08:35:02Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 176457 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79903
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract A utilização de modelos computacionais tem sido, cada vez mais, aceita e empregada como forma de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. Na área médica, numerosos modelos já foram propostos com o objetivo de simular o funcionamento do sistema cardiovascular. Neste trabalho, a partir de um modelo do coração esquerdo humano, associado ao paradigma "windkessel", desenvolveu-se um sistema para ensino de fisiologia cardiovascular para simular as ondas de pressão durante o ciclo cardíaco. Neste sistema pode-se simular as curvas de pressão para um indivíduo sadio e, através da alteração dos parâmetros valvulares, observar e analisar as curvas de pressão para estados patológicos do coração. Para isto, foi preparado um documento com assuntos referentes a anatomia e fisiologia cardíaca, na forma de hipertexto, utilizando-se também, de técnicas multimídia. Esta união, de hipertexto e multimídia, possibilita a criação de uma interface que facilita a interação entre o usuário e o sistema. Esta característica torna incentivadora a utilização do sistema. O desenvolvimento do sistema que simula as ondas de pressão foi feito utilizando-se da ferramenta de programação JAVA e então associado ao documento hipermídia desenvolvido. O uso de simulação em conjunto com técnicas hipermídia foi utilizado pelo fato de proporcionar ao aluno um ambiente onde ele tem plena liberdade de guiar o seu aprendizado possibilitando aos alunos, desta forma, o desenvolvimento de habilidades autodidatas e tornando o aprendizado do aluno mais independente. pt_BR
dc.format.extent x, [150] f.| il. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Coração pt_BR
dc.subject.classification Fisiologia pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Multímidia interativa pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnologicas pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Fisiologia pt_BR
dc.title Modelo computacional para ensino de fisiologia cardiovascular pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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