Modelo computacional para ensino de fisiologia cardiovascular
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Barreto, Jorge Muniz |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Kreutz, Luciana Schuch |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T08:35:02Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T08:35:02Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
176457 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79903 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A utilização de modelos computacionais tem sido, cada vez mais, aceita e empregada como forma de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem. Na área médica, numerosos modelos já foram propostos com o objetivo de simular o funcionamento do sistema cardiovascular. Neste trabalho, a partir de um modelo do coração esquerdo humano, associado ao paradigma "windkessel", desenvolveu-se um sistema para ensino de fisiologia cardiovascular para simular as ondas de pressão durante o ciclo cardíaco. Neste sistema pode-se simular as curvas de pressão para um indivíduo sadio e, através da alteração dos parâmetros valvulares, observar e analisar as curvas de pressão para estados patológicos do coração. Para isto, foi preparado um documento com assuntos referentes a anatomia e fisiologia cardíaca, na forma de hipertexto, utilizando-se também, de técnicas multimídia. Esta união, de hipertexto e multimídia, possibilita a criação de uma interface que facilita a interação entre o usuário e o sistema. Esta característica torna incentivadora a utilização do sistema. O desenvolvimento do sistema que simula as ondas de pressão foi feito utilizando-se da ferramenta de programação JAVA e então associado ao documento hipermídia desenvolvido. O uso de simulação em conjunto com técnicas hipermídia foi utilizado pelo fato de proporcionar ao aluno um ambiente onde ele tem plena liberdade de guiar o seu aprendizado possibilitando aos alunos, desta forma, o desenvolvimento de habilidades autodidatas e tornando o aprendizado do aluno mais independente. |
pt_BR |
dc.format.extent |
x, [150] f.| il. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Coração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fisiologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Multímidia interativa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações tecnologicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fisiologia |
pt_BR |
dc.title |
Modelo computacional para ensino de fisiologia cardiovascular |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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