Abstract:
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Mudanças na ordem social, política e econômica refletem, novas formas de produção, que por sua vez, exigem novas capacitações e novas competências profissionais. Reflexivamente, novas capacitações e competências profissionais levam a novas formas de produção e gestão. Mas, como as instituições responsáveis pela formação profissional respondem a essa necessidade? Nossa dissertação discute essa questão, analisando, a criação dos cursos da Escola Técnica Federal de Santa Catarina oferecidos através da Gerências de Eletrônica. Investigamos os processos de criação/funcionamento/encerramento desses cursos, utilizando como proposta teórico metodológica a abordagem 'Ator-Rede', tal como desenvolvida por Bruno Latour. Acreditamos que essa teoria possibilitou que pudéssemos entender os diferentes aspectos que envolvem o processo de inovação no Ensino Técnico, por permitir fazer as conexões entre os 'actantes' micro ou locais como, por exemplo, professores, currículos, com os 'actantes' macro ou globais, por exemplo, MEC, LDB, demanda de mercado. Concluímos que a implantação e as mudanças promovidas nos cursos estudados foram realizadas envolvendo negociações entre atores, caracterizando a agência dos mesmos. As mudanças nos cursos foram traduzidas, sobretudo, por mudanças curriculares, não só para atender as demandas do mercado, mas também interesses pessoais dos professores. |