Programa qualidade total rural: análise de resultados sob a ótica do marketing

DSpace Repository

A- A A+

Programa qualidade total rural: análise de resultados sob a ótica do marketing

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Costa, Jane Iara Pereira da pt_BR
dc.contributor.author Zarpellon, Celso pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T07:50:57Z
dc.date.available 2012-10-18T07:50:57Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 179258 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79823
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo procura mostrar os resultados obtidos com o Programa SEBRAE da Qualidade Total Rural, também conhecido por "QT Rural", criar indicadores motivacionais, formular propostas para consolidação do Programa e identificar a necessidade de novos serviços que venham a complementá-lo. O Programa QT Rural tem por objetivo a melhoria da qualidade de vida e da renda das propriedades/empresas rurais, que estão sofrendo em nível crônico o empobrecimento e o êxodo rural, através da utilização de uma gestão pela Qualidade Total. Os resultados foram obtidos através de pesquisa de campo e entrevista com os 27 (vinte e sete) agricultores concluintes do curso, localizados na região oeste de Santa Catarina, nos municípios de São Domingos e Arvoredo. Após tabulada e analisada a pesquisa e as entrevistas, concluiu-se que o Programa traz resultados expressivos nos aspectos preservação do meio ambiente, redução de desperdícios, melhoria da saúde, no comportamento (motivação, auto-estima, relacionamento, entre outros) e na gestão do negócio (planejamento, controle e organização). Concluiu-se também que o agricultor tem interesse em dar continuidade ao seu processo de aperfeiçoamento através de novos cursos e/ou palestras. Os resultados da pesquisa, bem como os depoimentos fornecidos pelas entrevistas e os registros fotográficos constituem em indicadores motivacionais para utilização como marketing do produto pt_BR
dc.format.extent xii, 95 f.| grafs., fots. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Agricultura pt_BR
dc.subject.classification Gestao da qualidade total pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Programa qualidade total rural: análise de resultados sob a ótica do marketing pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
179258.pdf 0bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar