Oral participation strategies in the foreign language classroom: an ethnographic account /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Oral participation strategies in the foreign language classroom: an ethnographic account /

Mostrar registro completo

Título: Oral participation strategies in the foreign language classroom: an ethnographic account /
Autor: Cipriani, Fabiana de Fátima
Resumo: Este estudo ilustra e analisa alguns padrões de estratégias de participação oral identificados no discurso da professora e dos alunos em uma classe de iniciantes em língua estrangeira. Os padrões de estratégias de participação oral foram observados a ajudar os alunos e o professor a iniciar e ampliar a conversação em Inglês na sala de aula. O presente estudo seguiu o método etnográfico de pesquisa. Sendo assim, dados foram coletados tomando-se em consideração o contexto onde os dados foram coletados e o ponto de vista dos participantes da pesquisa em observação. No total, dezesseis aulas foram observadas, gravadas, filmadas e analisadas. No capítulo 1, eu revisei um número de estudos na área de interação. No capítulo 2, eu descrevi como eu realizei a pesquisa passo a passo, explicando também a perspectiva metodológica etnográfica usada neste estudo. No capítulo 3, eu descrevi e analisei os padrões de estratégias de participação oral identificados e finalizei a dissertação fazendo um resumo dos achados, oferecendo algumas implicações pedagógicas e fazendo sugestões para futuras pesquisas na área.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79579
Data: 2001


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
177687.pdf 2.775Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar