Abstract:
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Até bem pouco tempo, a maioria dos estudantes dos cursos de graduação direcionavam suas ações profissionais, após saírem dos bancos universitários, baseados em algumas premissas atualmente inaceitáveis, buscando no fechado mercado de trabalho o aprender a fazer e a ser. A educação para o empreendedorismo muda esta relação acadêmica, direcionando como verdadeiro ambiente "acadêmico" do aluno empreendedor o próprio mercado, onde se articulam forças produtivas, econômicas, sociais e políticas. Para a formação do empreendedor, nos cursos de graduação, é necessário a adoção de atitudes proativas no aprendizado e na construção do conhecimento organizacional, através de uma visão de futuro por meio de planejamento de cenários, desenvolvendo-se antecipadamente as competências necessárias. Analisa-se, neste estudo, uma situação de Cultura Empreendedora, em escola de 3º grau, que visa a possibilitar a inserção do aluno neste contexto, através de inferências diversas, que irão acrescentar-lhe na sua formação em empreendedorismo, e, conseqüentemente, possibilitá-lo aprender a aprender , aprender a fazer , aprender a ser e aprender a conviver |