Contribuições da mediação na gestão de conflitos em organizações de ensino

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Contribuições da mediação na gestão de conflitos em organizações de ensino

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Aldenucci, Lidercy Prestes pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T03:17:55Z
dc.date.available 2012-10-18T03:17:55Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 185600 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79398
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de alguns princípios defendidos pela mediação na gestão dos conflitos interpessoais em instituições de ensino. Os princípios de negociação baseados em respeito, responsabilidade, confiança e cooperação foram apresentados de forma sistematizada e participativa, para a comunidade de cinco escolas públicas do Estado do Paraná, como alternativa construtiva de gestão dos conflitos interpessoais e como forma de mudança no clima e cultura organizacionais. O projeto de implantação de mediação na gestão de conflitos escolares foi desenvolvido através de um treinamento que envolveu todos os segmentos profissionais das escolas buscando criar uma forma mais positiva de se relacionar, de expressar os sentimentos e de conviver com as diferenças. Os resultados foram levantados através de entrevistas de feedback das propostas de aplicação e possíveis conflitos resolvidos por meio da técnica apresentada no treinamento. Na etapa de avaliação, 100% dos gestores confirmaram a contribuição da mediação para o desenvolvimento do trabalho em equipe na Comunidade Escolar e 96% apontaram que a nova técnica é aplicável à realidade de sua escola. Alguns relatos de professores e orientadores educacionais sobre as novas respostas dadas frente aos conflitos levaram-nos a concluir que a nova visão do conflito e as formas construtivas de buscar as soluções apresentadas no curso resultaram em mudança, de algum nível, de comportamento e de valores. Concluindo, as escolas que participaram do projeto de mediação estão mais próximas de atingir um clima de responsabilidade e cooperação nas atividades cotidianas e de uma nova cultura de paz e harmonia na convivência. Isso, considerando os diferentes níveis de consciência alcançado, ou seja, o resultado não foi uniforme nas cinco escolas, mas algum grau de sensibilização foi alcançado em todas as escolas pt_BR
dc.format.extent x, 157 f.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas pt_BR
dc.subject.classification Pessoal pt_BR
dc.subject.classification Atitudes pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas pt_BR
dc.subject.classification Pessoal pt_BR
dc.subject.classification Relações humanas pt_BR
dc.subject.classification Cultura organizacional pt_BR
dc.subject.classification Conflito - pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Pessoal pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas pt_BR
dc.subject.classification Parana pt_BR
dc.title Contribuições da mediação na gestão de conflitos em organizações de ensino pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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