Contribuições da mediação na gestão de conflitos em organizações de ensino

DSpace Repository

A- A A+

Contribuições da mediação na gestão de conflitos em organizações de ensino

Show full item record

Title: Contribuições da mediação na gestão de conflitos em organizações de ensino
Author: Aldenucci, Lidercy Prestes
Abstract: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de alguns princípios defendidos pela mediação na gestão dos conflitos interpessoais em instituições de ensino. Os princípios de negociação baseados em respeito, responsabilidade, confiança e cooperação foram apresentados de forma sistematizada e participativa, para a comunidade de cinco escolas públicas do Estado do Paraná, como alternativa construtiva de gestão dos conflitos interpessoais e como forma de mudança no clima e cultura organizacionais. O projeto de implantação de mediação na gestão de conflitos escolares foi desenvolvido através de um treinamento que envolveu todos os segmentos profissionais das escolas buscando criar uma forma mais positiva de se relacionar, de expressar os sentimentos e de conviver com as diferenças. Os resultados foram levantados através de entrevistas de feedback das propostas de aplicação e possíveis conflitos resolvidos por meio da técnica apresentada no treinamento. Na etapa de avaliação, 100% dos gestores confirmaram a contribuição da mediação para o desenvolvimento do trabalho em equipe na Comunidade Escolar e 96% apontaram que a nova técnica é aplicável à realidade de sua escola. Alguns relatos de professores e orientadores educacionais sobre as novas respostas dadas frente aos conflitos levaram-nos a concluir que a nova visão do conflito e as formas construtivas de buscar as soluções apresentadas no curso resultaram em mudança, de algum nível, de comportamento e de valores. Concluindo, as escolas que participaram do projeto de mediação estão mais próximas de atingir um clima de responsabilidade e cooperação nas atividades cotidianas e de uma nova cultura de paz e harmonia na convivência. Isso, considerando os diferentes níveis de consciência alcançado, ou seja, o resultado não foi uniforme nas cinco escolas, mas algum grau de sensibilização foi alcançado em todas as escolas
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79398
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
185600.pdf 3.882Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar