Instrucionista ou construcionista ?: abordagem dos facilitadores envolvidos no Proinfo NTE MG10 /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Instrucionista ou construcionista ?: abordagem dos facilitadores envolvidos no Proinfo NTE MG10 /

Mostrar registro completo

Título: Instrucionista ou construcionista ?: abordagem dos facilitadores envolvidos no Proinfo NTE MG10 /
Autor: Foresti, Lydia Maria Braga
Resumo: A autora pesquisa a Capacitação dos Facilitadores envolvidos no Programa Nacional de Informática Educativa ( PROINFO ) no núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) M.G 10 sediado em Varginha. O objetivo da Dissertação é a classificação da abordagem em Instrucionista ou Construcionista. Como Instrucionista o computador é encarado como máquina de ensinar e a base se sustenta nos conceitos behavioristas que não levam o aluno a construir conhecimento . Como Construcionista se caracteriza pela utilização do computador como meio auxiliar do processo de ensino e aprendizagem com o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio, da crítica, da construção coletiva de novo conhecimento e interferência na realidade. A autora contata que no NTE MG 10 a informática educativa é muito mais uma postura pedagógica e que a interdisciplinalidade, o interesse do aluno, o diagnóstico da realidade social constituem-se em espaço para a busca coletiva de solução de problemas expressos através da Pedagogia de Projetos. Classifica como Construcionista a abordagem da capacitação dos Facilitadores e apresenta sugestões para futuros trabalhos.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79327
Data: 2000


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
175347.pdf 30.94Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar