Aplicação das novas tecnologias em escolas públicas da região metropolitana da Grande Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Aplicação das novas tecnologias em escolas públicas da região metropolitana da Grande Florianópolis

Show full item record

Title: Aplicação das novas tecnologias em escolas públicas da região metropolitana da Grande Florianópolis
Author: Souza, José Antonio de
Abstract: O estado de Santa Catarina apresenta característica diferente dos demais estados da federação. Sua estrutura minifundiária possibilitou a concentração de diversos grupos étnicos em regiões específicas, mantendo viva e forte as tradições dos seus países de origem. Mesmo assim, a cultura e o processo educacional procuram seguir, de alguma forma, os padrões de cada país dos diferentes grupos. As mudanças promovidas no Brasil, a partir de 1947, buscaram dar um rumo ao sistema educacional brasileiro, estabelecendo diretrizes lineares para todo o território nacional. A concretização desse projeto está sendo efetivada, através da aplicação da Lei 9.394/96, a LDB, que abre espaço para que a escola desenvolva seus projetos, indo ao encontro das necessidades regionais e, ao mesmo tempo, procurando a inserção do estudante no convívio social e profissional. A busca de ferramentas alternativas para alcançar os objetivos do processo educacional brasileiro é uma das preocupações diárias dos pedagogos, dos professores, das instituições públicas de educação e dos diversos atores pertencentes a esta área A finalidade desse trabalho é estudar a introdução de equipamentos nas escolas públicas, como ferramenta didático-pedagógica, para ajudar os professores nas suas atividades diárias em sala de aula, e conhecer a utilização desses equipamentos como parceiros no fazer didático nas principais escolas públicas da Grande Florianópolis incluídas nos programas governamentais TV Escola, Vídeo na Escola e Micro na Escola. O uso do vídeo, da televisão e do computador nas escolas não pode mais ser visto como adversário do docente, mas como um aliado na elaboração das atividades diárias inerentes à profissão. A convivência, hoje, com as novas tecnologias em nossa sociedade é inevitável. E a escola deve estar preparando seus alunos para esse novo momento. Para isso, os professores precisam dar um passo à frente na busca de parceiros e promover as condições necessárias desse novo paradigma. O professor que, atualmente, não procurar conhecer os benefícios que as novas tecnologias podem proporcionar ao desenvolvimento profissional e social pode ser considerado um analfabeto no limiar do novo milênio.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79268
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
179172.pdf 0bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar