O conhecimento do meio ambiente está no ar
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ulbricht, Vania Ribas |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Rita Eliane da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T23:41:51Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T23:41:51Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
175310 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79143 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho apresenta uma metodologia para a construção de um programa educacional, fornecendo elementos para uma reflexão sobre a necessidade de evitar catástrofes ambientais no limiar do século XXI e para a resolução de problemas da comunidade rural na micro-região do Vale do Sapucaí. A prioridade será dada à educação aberta e continuada como projeto de educação à distância, baseado principalmente em um programa de jornalismo radiofônico, pois, neste contexto social, considera-se que ainda é o rádio o veículo com maior potencial de ação pedagógica continuada no processo de globalização. Utilizando a metodologia de "estudo de caso", através de conhecimento "in loco", entrevistas com agricultores e pesquisas de dados disponíveis em organismos governamentais ou não-governamentais constatou-se que a região em estudo possui um relevo acidentado, adota uma economia agrícola, a qual é exercida por pequenos agricultores, na sua maioria proprietários de lotes médios de terra, com pouco acesso a informações especificas para o manejo desse tipo de solo.O rádio viabiliza a democratização do acesso a informações ambientais. Também pode mobilizar iniciativas da comunidade, de órgãos governamentais e não governamentais, para a implantação e aperfeiçoamento de práticas capazes de melhorar ao mesmo tempo a preservação ambiental e a produtividade da região.O trabalho é norteado por princípios pedagógicos e tecnológicos, com vista à preservação da vida, melhoria das condições de vida e instauração de um desenvolvimento auto-sustentável enfocando as diversas etapas, planejamentos, recursos necessários e agentes envolvidos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ix, 99 f.| il., grafs., tabs. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Radiodifusão |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comunicação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.title |
O conhecimento do meio ambiente está no ar |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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