Metodologia para o diagnóstico do desempenho de empresas de pequeno porte prestadoras de serviços

DSpace Repository

A- A A+

Metodologia para o diagnóstico do desempenho de empresas de pequeno porte prestadoras de serviços

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rojas Lezana, Alvaro Guillermo pt_BR
dc.contributor.author Cochlar, Maria Lúcia Soares pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T22:57:52Z
dc.date.available 2012-10-17T22:57:52Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 172737 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79080
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia para o diagnóstico do desempenho organizacional de empresas de pequeno porte, prestadoras de serviços. A metodologia consiste em realizar o referido diagnóstico a partir da aplicação de indicadores de desempenho e de critérios de avaliação, previamente estabelecidos. São 34 indicadores de desempenho e 105 critérios de avaliação; sub-divididos em externos, internos e valores. Estes elementos de medida foram propostos por 321 profissionais liberais, do setor de prestação de serviços em contabilidade, em sua maioria micro-empresários._A partir dos dados obtidos, a pesquisa promoveu a seleção e a homogeneização dos referidos elementos, partindo de 360 Indicadores de Desempenho e de 1296 Critérios de Avaliação. Por outro lado, a aplicação da metodologia prevê que os participantes tenham uma visão global da organização, de sua estrutura, de seus valores e aspirações, além de um total conhecimento de suas atribuições. Devem ainda, conhecer o significado dos elementos de medida, suas características e aquilo que medem para, após, decidirem pela ampliação, descarte e/ou adaptação dos mesmos às condições da empresa. Os valores esperados, bem como as respectivas tolerâncias, para cada critério de avaliação, devem ser propostos pelos participantes. Os dados devem ser levantados pela utilização de questionários, de entrevistas, de medição de eventos, etc.. Os resultados devem ser analisados e discutidos entre os participantes do diagnóstico, de maneira a se reavaliar os mesmos. Os dados obtidos deverão servir para a tomada de consciência a respeito das forças e fraquezas, das ameaças e das oportunidades, para o estabelecimento de novas estratégias empresariais, baseadas em fatos e dados e não em opiniões. Pela simplicidade da metodologia propõe-se que a mesma seja utilizada por empresas de pequeno porte, em especial as prestadoras de serviços. pt_BR
dc.format.extent ix, [150] f.| tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Pequenas e medias empresas pt_BR
dc.subject.classification Prestação de serviços pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Indicadores pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.title Metodologia para o diagnóstico do desempenho de empresas de pequeno porte prestadoras de serviços pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
172737.pdf 3.588Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar