A informática e o ensino de morfologia da língua portuguesa na 1a. série do ensino médio: um estudo de caso /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A informática e o ensino de morfologia da língua portuguesa na 1a. série do ensino médio: um estudo de caso /

Mostrar registro completo

Título: A informática e o ensino de morfologia da língua portuguesa na 1a. série do ensino médio: um estudo de caso /
Autor: Meneses, Jesus Moacir de
Resumo: Este trabalho apresenta uma experiência, realizada numa escola da rede pública de ensino, do Estado de Minas Gerais, com alunos da primeira série do Ensino Médio, que usaram o computador como ferramenta para aprender morfologia da Língua Portuguesa. Norteado por princípios pedagógicos e tecnológicos, enfoca os conceitos de educação, ensino e aprendizagem, destacando as principais teorias pedagógicas que influenciam a formação do processo ensino-aprendizagem para as tecnologias mediadoras da educação. Realça-se também neste trabalho a importância do estudo da morfologia, na primeira série do Ensino Médio, nas dimensões mórfica, sintática e semântica. Estas três dimensões serviram de base para planejar os componentes que integram o produto tecnológico/educativo e para atingir os objetivos pedagógicos do estudo da morfologia. A metodologia foi aplicada a um caso real, verificando-se que é possível estudar morfologia com o uso do computador, instrumento didático indispensável nas escolas públicas nesta "era da informática".
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79063
Data: 2000


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
175294.pdf 0bytes PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar