Universidade empreendedora

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Title: Universidade empreendedora
Author: Rothenbühler, Renata
Abstract: Universidades sempre foram sinônimo de órgão máximo do sistema educacional regular de qualquer país do mundo, instrumento de preservação da cultura nacional e universal, e quase sempre, o epicentro de transformação do ambiente sócio-econômico e cultural em que se situa. Suas origens remontam à Idade Média, conhecidas como studia generali e eram inicialmente dedicadas ao aprimoramento das classes privilegiadas e de sacerdotes. A partir do início do século XIX, as novas universidades, em todo o mundo, foram fundadas com objetivos claros e dirigidos para a nascente expansão industrial, enquanto as já existentes tiveram de passar por profundas modificações, sob pena de sucumbir à nova onda do progresso. Hoje, ainda que a universidade continue a ser o centro dos saberes, da geração do e da disseminação da informação útil, mudaram, no entanto, as regras da detenção e da disseminação do conhecimento, principalmente face ao emprego das novas tecnologias de informática e comunicação. Se a teoria de Copérnico demorou 350 anos para ser conhecida em toda a Europa, hoje se é possível revelar uma descoberta, divulgá-la mundialmente e revelar seu autor ou autores em questão de horas, permitindo a pesquisadores endossar ou contestar-lhes o evento. "Universidade empreendedora", título deste trabalho, aborda a atitude que as Universidades terão de tomar frente a uma das tendências mundiais da educação para o século XXI, que é a necessidade da formação de um cidadão solidário, capaz de circular democraticamente no meio de diversas culturas, em busca do que é humano e indispensável a todas as pessoas e ainda prepará-lo para incorporar as novas tecnologias em seu cotidiano. Este trabalho revela que, para alcançar tal fim, as universidades terão de romper com as teorias lineares que dão sustentação ao modelo tradicional de ensino, com disciplinas confinadas a departamentos especializados, exigências de pré-requisitos, cadeias de conteúdos e etapas rígidas e formais de ensino, aprendizagem e escalas de avaliação. O estudo fornece elementos para a identificação de pontos fortes e fracos dentro da instituição e aponta estratégias de gerenciamento empresarial que podem ser adotadas para fortalecer a missão da universidade ou minimizar e até mesmo eliminar-lhe os obstáculos, para se tornarem ágeis, competitivas e produtivas, porém sem perder de vista a sua função social. O trabalho revela ainda que , se adotado, o planejamento deve ser qualificável e mensurável, voltado às necessidades de mercado, quer ele seja proposto a atuar a curto, médio ou longo prazo. Ele deve, igualmente, privilegiar estratégias para enfrentar as rápidas transformações que modificam situações, mercados, pessoas e acontecimentos em geral e , sobretudo, ajudar a formar pessoas autônomas, proativas e autoconfiantes. Diante desse cenário, a eleição do presente tema, que se entende urgente, relevante e abrangente, justifica-se exatamente para despertar uma reflexão mais conscienciosa, de parte dos tomadores de decisões dos rumos da Universidade, de que é necessário formar cidadãos sensíveis ao fluir incessante das inovações e não apenas mão-de-obra para enfrentar os desafios do mundo globalizado
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79005
Date: 2000


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