A Necessidade da prática da criatividade e da melhoria dos relacionamentos interpessoais no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso
Show full item record
Title:
|
A Necessidade da prática da criatividade e da melhoria dos relacionamentos interpessoais no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso |
Author:
|
Vidal, Dione Estrela
|
Abstract:
|
Análise crítica da situação do trabalho didático-pedagógico do professor da escola de ensino superior que atualmente, concorrendo com novas tecnologias de informação e comunicação, precisa utilizar uma didática altamente eficiente. Para essa pesquisa foi utilizado, pela facilidade da coleta de dados e observação de uma série de experiências, o curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Tuiuti do Paraná, na cidade de Curitiba, Paraná, com o objetivo de se retratar o pensamento do estudante com relação às aulas de seu curso e a atuação de seus professores. Os resultados da pesquisa mostraram alunos que clamam por aulas dinâmicas e criativas e por um maior relacionamento interpessoal com os seus professores. No entanto, esses mesmos alunos demonstram falta de preparo para um trabalho voltado para a reflexão, pesquisa, pensamento crítico e se conservam ainda muito presos à reprodução e memorização de conhecimentos e noções já estruturados. Por outro lado, alguns professores resistem à idéia de se adaptarem aos novos tempos, receosos de, ao se afastarem da sua forma habitual de trabalho, perderem o controle da disciplina na turma e a autoridade frente à classe. Outro fato bastante interessante é que os próprios professores que apontaram o tipo de aluno criativo como aquele que mais chances tem de vencer na vida futura , não os citaram, de um modo geral, como que gostariam de ter em suas classes. Parece que ambos ? professores e alunos ? não têm um conhecimento perfeito do que seja trabalhar com mais criatividade e competência interpessoal, o que deixa clara a necessidade de um treinamento efetivo nesse sentido, tanto para o corpo docente como para o discente |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78904
|
Date:
|
2000 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar