A Necessidade da prática da criatividade e da melhoria dos relacionamentos interpessoais no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

A Necessidade da prática da criatividade e da melhoria dos relacionamentos interpessoais no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso

Show full item record

Title: A Necessidade da prática da criatividade e da melhoria dos relacionamentos interpessoais no processo ensino-aprendizagem: um estudo de caso
Author: Vidal, Dione Estrela
Abstract: Análise crítica da situação do trabalho didático-pedagógico do professor da escola de ensino superior que atualmente, concorrendo com novas tecnologias de informação e comunicação, precisa utilizar uma didática altamente eficiente. Para essa pesquisa foi utilizado, pela facilidade da coleta de dados e observação de uma série de experiências, o curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Tuiuti do Paraná, na cidade de Curitiba, Paraná, com o objetivo de se retratar o pensamento do estudante com relação às aulas de seu curso e a atuação de seus professores. Os resultados da pesquisa mostraram alunos que clamam por aulas dinâmicas e criativas e por um maior relacionamento interpessoal com os seus professores. No entanto, esses mesmos alunos demonstram falta de preparo para um trabalho voltado para a reflexão, pesquisa, pensamento crítico e se conservam ainda muito presos à reprodução e memorização de conhecimentos e noções já estruturados. Por outro lado, alguns professores resistem à idéia de se adaptarem aos novos tempos, receosos de, ao se afastarem da sua forma habitual de trabalho, perderem o controle da disciplina na turma e a autoridade frente à classe. Outro fato bastante interessante é que os próprios professores que apontaram o tipo de aluno criativo como aquele que mais chances tem de vencer na vida futura , não os citaram, de um modo geral, como que gostariam de ter em suas classes. Parece que ambos ? professores e alunos ? não têm um conhecimento perfeito do que seja trabalhar com mais criatividade e competência interpessoal, o que deixa clara a necessidade de um treinamento efetivo nesse sentido, tanto para o corpo docente como para o discente
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78904
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
178591.pdf 355.2Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar