Abstract:
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Entendo que, no papel de dirigente de unidade universitária, o professor é um aprendiz adulto, o estudo em questão busca compreender os processos de aprendizagem adotados por professores, no exercício do cargo de diretor, em onze Unidades Universitárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Através do estudo de casos, com abordagem qualitativa observou-se que os professores apresentam significativas diferenças nos processos de aprendizagem, dependendo da forma com que iniciaram as suas vidas profissionais. Para todos os professores pesquisados, independentemente do início da trajetória profissional, o processo de aprendizagem caracterizou-se por ser: informal, auto-direcionado, no trabalho, por ação e através de interação social. Durante a pesquisa, foi também observado que os professores adquiriram, desenvolveram ou perceberam a necessidade de novas competências: habilidades, conhecimentos e atividades. No campo interpessoal, as competências mais apontadas pelos professores, foram as habilidades de relacionamento com os colegas e as habilidades de resolução de conflitos. Poucos professores se referiram a conhecimentos, habilidades e atitudes contextuais. Dentre os conhecimentos e habilidades técnicas, a habilidade de alocação de recursos foi a mais valorizada pelos respondentes. Por fim, a investigação sobre a contribuição das diferentes disciplinas acadêmicas na aprendizagem dos professores que se tornaram dirigentes, demonstrou interessantes associações entre estilos, símbolos e tradições de suas disciplinas acadêmicas, com habilidades, conhecimentos ou atitudes interpessoais, contextuais ou técnicas adquiridas, desenvolvidas ou percebidas como necessárias. |