Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /

DSpace Repository

A- A A+

Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Proença, Rossana Pacheco da Costa pt_BR
dc.contributor.author Biazus, Marisa Angela pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T20:12:36Z
dc.date.available 2012-10-17T20:12:36Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 174489 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78856
dc.description Dissertaçào (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2000 pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa, utilizando a abordagem ergonômica, objetiva investigar como a implantação de cursos superiores de tecnologia está repercutindo nas condições de trabalho dos professores de uma instituição pública federal de educação tecnológica. A fundamentação teórica aprofunda tópicos relacionados ao tema de estudo. O estudo de caso, de caráter qualitativo, é do tipo descritivo/exploratório. As informações foram coletadas em observações, entrevistas informais e semi-estruturadas, consultas a documentos e materiais impressos. Utilizando a Análise Ergonômica do Trabalho, estabeleceu-se um diagnóstico e recomendações ergonômicas, com proposições relativas a aspectos cognitivos, organizacionais e ambientais. Considera-se que a atenção aos aspectos levantados, identificados com a Análise Ergonômica do Trabalho, poderá contribuir para a melhoria das condições de trabalho e saúde dos professores da instituição. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Ergonomia pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia pt_BR
dc.subject.classification Professores universitarios pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Trabalho pt_BR
dc.title Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica / pt_BR
dc.type Dissertaçào (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
174489.pdf 266.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar