Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /

DSpace Repository

A- A A+

Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /

Show full item record

Title: Condições de trabalho dos professores após a implantação de cursos superiores de tecnologia: estudo de caso em uma instituição pública federal de educação tecnológica, a partir da abordagem ergonômica /
Author: Biazus, Marisa Angela
Abstract: A pesquisa, utilizando a abordagem ergonômica, objetiva investigar como a implantação de cursos superiores de tecnologia está repercutindo nas condições de trabalho dos professores de uma instituição pública federal de educação tecnológica. A fundamentação teórica aprofunda tópicos relacionados ao tema de estudo. O estudo de caso, de caráter qualitativo, é do tipo descritivo/exploratório. As informações foram coletadas em observações, entrevistas informais e semi-estruturadas, consultas a documentos e materiais impressos. Utilizando a Análise Ergonômica do Trabalho, estabeleceu-se um diagnóstico e recomendações ergonômicas, com proposições relativas a aspectos cognitivos, organizacionais e ambientais. Considera-se que a atenção aos aspectos levantados, identificados com a Análise Ergonômica do Trabalho, poderá contribuir para a melhoria das condições de trabalho e saúde dos professores da instituição.
Description: Dissertaçào (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2000
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78856
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
174489.pdf 266.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar