Um modelo de arquitetura de sistemas de informação para o setor público: estudo em empresas estatais prestadoras de serviços de informática
Show simple item record
| dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
| dc.contributor.advisor |
Pacheco, Roberto Carlos dos Santos |
pt_BR |
| dc.contributor.author |
Tait, Tania Fatima Calvi |
pt_BR |
| dc.date.accessioned |
2012-10-17T20:08:11Z |
|
| dc.date.available |
2012-10-17T20:08:11Z |
|
| dc.date.issued |
2000 |
|
| dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
| dc.identifier.other |
172952 |
pt_BR |
| dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78849 |
|
| dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
| dc.description.abstract |
O setor público, a despeito do decantado atraso tecnológico, apresenta, na atualidade, a necessidade de disponibilizar a informação aos cidadãos e ao nível governamental para a tomada de decisão, buscando novas tecnologias que propiciem o atendimento a estas necessidades. Novos modelos para tratar a informação têm sido propostos, sem, no entanto, considerar a estrutura particular do setor público, como a escassez de recursos financeiros e de pessoal; a mudança de governo e a conseqüente volatilização da estratégia administrativa, entre outros. Muitos destes modelos também são centrados unicamente na questão tecnológica, ignorando outras questões intrínsecas ao desenvolvimento e uso dos sistemas de informação (SI) (e.g., participação dos usuários; cultura organizacional, entre outros). Assim, esta tese propõe um modelo de Arquitetura de Sistemas de Informação (ASI) que considera as questões peculiares do setor público, as características do uso e desenvolvimento de SI neste setor, a partir da literatura e de estudos realizados em empresas públicas estaduais prestadoras de serviços de informática. O modelo proposto é baseado na linha da integração entre SI, Tecnologia de Informação e Negócios e foi estruturado segundo cinco componentes: (a) estrutura governamental (missão e cultura organizacional, planejamento e plataforma de governo); (b) serviços públicos (considerado os "negócios" da estrutura pública, com a disponibilidade de informações aos cidadãos, aos tomadores de decisão e aos técnicos administrativos do governo); (c) sistemas de informação (incluindo os sistemas transacionais ou legados e os sistemas de atendimento a secretários e ao governador); (d) tecnologia de informação (centrada na política de investimentos e nas plataformas computacionais de governos - ex: relação micro-computador e mainframe); e (e) usuários (centrado nas necessidades voltadas ao atendimento ao público - treinamento, adequação e uso dos SI). O modelo de ASI proposto foi submetido à validação por parte de empresas estaduais prestadoras de serviços de informática. Os resultados indicam a relevância da visão integrada de seus componentes, a confirmação da inadequação dos modelos existentes para a realidade pública e permitiram estabelecer estratégias de implantação do modelo de ASI, de forma a contemplar as especificidades do setor público. |
pt_BR |
| dc.format.extent |
x, [290] f.| il., tabs. |
pt_BR |
| dc.language.iso |
por |
pt_BR |
| dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
| dc.subject.classification |
Serviço público |
pt_BR |
| dc.subject.classification |
Sistemas de recuperação da informação |
pt_BR |
| dc.subject.classification |
Engenharia de software |
pt_BR |
| dc.title |
Um modelo de arquitetura de sistemas de informação para o setor público: estudo em empresas estatais prestadoras de serviços de informática |
pt_BR |
| dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar