Abstract:
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Neste trabalho, são analisados cursos de graduação em Administração no país, focalizando dois aspectos principais: a necessidade de um acompanhamento mais eficaz das mudanças organizacionais, decorrentes da evolução tecnológica, assim como, das novas demandas de conhecimento, geradas por esta nova economia; a necessidade de inclusão, nestes cursos, de abordagens mais práticas sobre os ambientes organizacionais. Pretende-se demonstrar neste estudo, que esta nova época, denominada de "era do conhecimento", já está trazendo mudanças significativas para as empresas, nas formas de produção, de marketing, de consumo, e da própria administração das mesmas. A velocidade na tomada de decisões, impulsionadas pelo suporte da tecnologia exige profissionais em Administração com um novo perfil. É possível sentir que as Instituições de Ensino Superior (IES) e os Cursos de Graduação em Administração, deverão mudar, sensivelmente, nos próximos anos para acompanhar de perto esta tendência. É proposta ainda, uma metodologia para construção de um modelo de grade curricular interdisciplinar para contemplar as atuais exigências de conhecimento, além de ações que visam complementar a parte pedagógica destes cursos. Estas ações se propõe a dar uma conotação mais prática nos cursos de graduação em Administração, aproximando mais as IES das empresas. |