Metodologia de Cálculo do Custo-Aluno dos Cursos de Graduação de IES Públicas: Estudo de Caso.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Metodologia de Cálculo do Custo-Aluno dos Cursos de Graduação de IES Públicas: Estudo de Caso.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pinto, Carlos Américo Barreira
dc.contributor.author Silva, Miguel Ângelo da
dc.contributor.author Freire, Fátima de Souza
dc.date.accessioned 2012-10-17T19:15:22Z
dc.date.available 2012-10-17T19:15:22Z
dc.date.issued 2007-12-29
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78783
dc.description.abstract A temática de custo justifica-se pela problemática das políticas de financiamento para os cursos de graduação apresentada no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O estudo do custo aluno em instituições federais de ensino superior (IFES) é bastante complexo, porque a legislação pertinente quanto à contabilidade pública dificulta a apuração de valores relacionados ao ensino. Não há método definindo ou determinando como se deve calcular o custo-aluno de entidades públicas e quando há, como é o caso da proposta do Tribunal de Contas da União, o resultado apresenta algumas falhas, pois, no método, incorporam-se gastos que não estão relacionados diretamente com o ensino e nem é considerado o número real de alunos existentes na instituição. O presente trabalho tem o objetivo de estimar o custo/aluno padrão dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), inserindo-se como uma contribuição ao esforço de aproximação à questão, sobretudo numa unidade federada onde registros nessa direção são praticamente inexistentes. A pesquisa abrangeu os cursos de graduação da UFC, com dados extraídos do relatório de gestão, do balanço patrimonial, da folha de pagamento de 2006 e de informações da Pró-Reitoria de Graduação. Conclui-se que a introdução de um indicador de custo-aluno padrão pode ser um instrumento adicional para dotar os gestores de IES de critérios mínimos de vinculação de recursos destinados ao REUNI, bem como auxiliar nas políticas educacionais do País. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title Metodologia de Cálculo do Custo-Aluno dos Cursos de Graduação de IES Públicas: Estudo de Caso. pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TRABAJOBARREIRAPINTO.pdf 257.4Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar