Proposta de uma metodologia de análise da competitividade e gestão estratégica de custos na cadeia de valor: um estudo de caso do setor automobilístico /

DSpace Repository

A- A A+

Proposta de uma metodologia de análise da competitividade e gestão estratégica de custos na cadeia de valor: um estudo de caso do setor automobilístico /

Show full item record

Title: Proposta de uma metodologia de análise da competitividade e gestão estratégica de custos na cadeia de valor: um estudo de caso do setor automobilístico /
Author: Silva, Christian Luiz da
Abstract: O presente trabalho propôs uma metodologia de análise da competitividade e da gestão estratégica de custos na cadeia de valor e avaliou-a por meio de um estudo de caso exploratório. A discussão partiu da compreensão dos conceitos de competitividade e vantagens competitivas, avaliando o papel das estratégias empresariais neste ambiente, buscando mostrar a dinâmica do mercado. A gestão estratégica de custo se insere neste ambiente por meio da análise da cadeia de valor, do posicionamento estratégico e do direcionador de custo em cada ponto que se agrega valor ao produto para possibilitar o uso dessas informações nas tomadas de decisões. Analisou-se que a estrutura de mercado mais adequada para a aplicação do método é o oligopólio misto, pois as características de interdependência e forte relação cliente-fornecedor, essenciais ao desenvolvimento do método de gestão estratégica de custo, estão bastante presentes nas empresas que compõem esse tipo de estrutura de mercado. Foi realizado um estudo de caso exploratório em uma empresa do setor automobilístico, e seus respectivos fornecedores do ramo produtivo de escapamento, estruturando a cadeia de valor e desenvolvendo uma metodologia para a compreensão de como se agrega valor em cada ponto da cadeia produtiva, qual o posicionamento estratégico e quais eram os direcionadores de custo. A metodologia proposta gerou informações relevantes no estudo de caso analisado. Dessa forma, a gestão estratégica de custos torna-se um importante elemento suporte da competitividade à medida que a empresa usa as informações por ela geradas para definir suas estratégias empresariais e para isso reestuda o mercado constantemente.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78778
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
171406.pdf 6.189Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar