Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios

DSpace Repository

A- A A+

Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni pt_BR
dc.contributor.author Souza, Eliane Moreira Sa de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T19:02:16Z
dc.date.available 2012-10-17T19:02:16Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 175501 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78774
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem por objetivo propor um modelo para o ensino e aprendizagem de algoritmos apoiado por ambiente computacional, que privilegie os mecanismos psicológicos da cognição e aprendizagem. O modelo proposto faz uso do saber da Psicologia, Pedagogia e Computação para especificar os três módulos que o constituem: Processo Ensino-Aprendizagem, onde são propostas diretrizes pedagógicas com base em investigações na área da pedagogia e psicologia; Diagramas de Chapin*, onde propõe-se uma ferramenta para especificação de algoritmos e Sistema Inteligente para Ensino-Aprendizagem de Procedimentos Lógicos em Diversos Domínios, onde se especifica o ambiente computacional de apoio ao modelo, o qual faz uso de recursos da inteligência artificial, compiladores, hipermídia entre outros, para criar um ambiente amigável e produtivo ao desenvolvimento de aprendizes de algoritmos. O trabalho está estruturado em 10 capítulos: no capítulo 1 é feita uma contextualização da pesquisa; nos capítulos II, III e IV é apresentada uma revisão da literatura sobre os temas ensino de algoritmos, compiladores e redes conexionistas; nos capítulos V e VI é apresentado o Modelo PLOG proposto nesta pesquisa bem como sua aplicação; no capítulo VII são registradas as conclusões deste estudo; nos capítulos VIII, IX e X apresentam-se a bibliografia, o glossário de termos e os anexos utilizados nesta pesquisa. pt_BR
dc.format.extent xvi, 186 f.| il. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Algoritmos pt_BR
dc.subject.classification Ensino auxiliado por computador pt_BR
dc.subject.classification Algoritmos pt_BR
dc.subject.classification Cognição pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Redes neurais (Computação) pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.title Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
175501.pdf 0bytes PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar