dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, Eliane Moreira Sa de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T19:02:16Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T19:02:16Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
175501 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78774 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem por objetivo propor um modelo para o ensino e aprendizagem de algoritmos apoiado por ambiente computacional, que privilegie os mecanismos psicológicos da cognição e aprendizagem. O modelo proposto faz uso do saber da Psicologia, Pedagogia e Computação para especificar os três módulos que o constituem: Processo Ensino-Aprendizagem, onde são propostas diretrizes pedagógicas com base em investigações na área da pedagogia e psicologia; Diagramas de Chapin*, onde propõe-se uma ferramenta para especificação de algoritmos e Sistema Inteligente para Ensino-Aprendizagem de Procedimentos Lógicos em Diversos Domínios, onde se especifica o ambiente computacional de apoio ao modelo, o qual faz uso de recursos da inteligência artificial, compiladores, hipermídia entre outros, para criar um ambiente amigável e produtivo ao desenvolvimento de aprendizes de algoritmos. O trabalho está estruturado em 10 capítulos: no capítulo 1 é feita uma contextualização da pesquisa; nos capítulos II, III e IV é apresentada uma revisão da literatura sobre os temas ensino de algoritmos, compiladores e redes conexionistas; nos capítulos V e VI é apresentado o Modelo PLOG proposto nesta pesquisa bem como sua aplicação; no capítulo VII são registradas as conclusões deste estudo; nos capítulos VIII, IX e X apresentam-se a bibliografia, o glossário de termos e os anexos utilizados nesta pesquisa. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xvi, 186 f.| il. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Algoritmos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Algoritmos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cognição |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Redes neurais (Computação) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.title |
Um modelo para processo ensino-aprendizagem de procedimentos lógicos em diversos domínios |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |