Subjetividade e cognição na educação on line
Show full item record
Title:
|
Subjetividade e cognição na educação on line |
Author:
|
Pereira, Carlos Denis de Campos
|
Abstract:
|
Verificaram-se, a partir da teoria de Michel Foucault, quais seriam as características do sujeito da educação tradicional e seu contraponto ou descentramento em relação à educação online. Foram examinadas informações já publicadas que analisam o surgimento da estrutura física da Internet e os seus desdobramentos na área educacional com o surgimento dos cursos online. Conceituaram-se os fundamentos da educação online, bem como o surgimento de uma pedagogia específica, ainda não consolidada, mas em vias de constituição, intitulada de pedagogia online. Dentre as observações verificadas, destaca-se pela importância, o conceito de virtual de Pierre Lévy e sua aproximação com três elementos apontados por FOUCAULT em sua teoria da genealogia do sujeito moderno, que são os conceitos: tempo, espaço e corpo humano. Constatou-se que a educação será recriada num limite nunca pensado pela educação tradicional. Haverá, conseqüentemente, uma inversão nos valores disciplinares, corporais, subjetivos e cognitivos com o advento da educação online. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78768
|
Date:
|
2000 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar