Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática

DSpace Repository

A- A A+

Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodriguez Martins, Alejandro pt_BR
dc.contributor.author Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T18:34:16Z
dc.date.available 2012-10-17T18:34:16Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 175237 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78741
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é analisar como tem sido processado o ensino da Matemática de 1ª a 4ª séries do ensino Fundamental. Trata-se de um estudo sobre os vários aspectos do panorama atual desse ensino, pois sabe-se que ele tem sido motivo de debates que levam os profissionais da área a refletirem sobre o seu papel e a procurarem novas alternativas na arte de ensinar, rompendo com uma concepção de educação centrada no conteúdo e no repasse de informações. Este trabalho apresenta a postura do professor mediador, que leva seus alunos à busca contínua do conhecimento. Através de duas pesquisas de campo, demonstra por que a Matemática é tão necessária no dia-a-dia e, ao mesmo tempo, tão temida pelos educandos. A primeira pesquisa contou com a colaboração de 6276 alunos e a segunda com 92 professores. Dessa forma, este trabalho apresenta um repensar sobre aspectos do panorama atual da Educação Matemática, que, por diversas razões, está longe de alcançar a estabilidade. Isso ocorre porque esse ensino necessita passar por um profundo processo de renovação. Renovação não apenas de conteúdos, mas sobretudo da postura do professor frente a esse desafio. Dentro dessa ótica, este trabalho propõe uma análise de como a tecnologia poderá contribuir para a educação Matemática; porém, é consciente de que ela não poderá impor-se como o instrumento pedagógico por excelência, mesmo porque nenhum meio é capaz, isoladamente, de se tornar eficaz para todos os propósitos do ensino. Nesse sentido, o presente trabalho procura oferecer novas alternativas de ensino da Matemática. pt_BR
dc.format.extent x, 161 f.| il., grafs., tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Matematica - pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.title Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
175237.pdf 26.75Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar