Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodriguez Martins, Alejandro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, Gleicione Aparecida Dias Bagne de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T18:34:16Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T18:34:16Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
175237 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78741 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é analisar como tem sido processado o ensino da Matemática de 1ª a 4ª séries do ensino Fundamental. Trata-se de um estudo sobre os vários aspectos do panorama atual desse ensino, pois sabe-se que ele tem sido motivo de debates que levam os profissionais da área a refletirem sobre o seu papel e a procurarem novas alternativas na arte de ensinar, rompendo com uma concepção de educação centrada no conteúdo e no repasse de informações. Este trabalho apresenta a postura do professor mediador, que leva seus alunos à busca contínua do conhecimento. Através de duas pesquisas de campo, demonstra por que a Matemática é tão necessária no dia-a-dia e, ao mesmo tempo, tão temida pelos educandos. A primeira pesquisa contou com a colaboração de 6276 alunos e a segunda com 92 professores. Dessa forma, este trabalho apresenta um repensar sobre aspectos do panorama atual da Educação Matemática, que, por diversas razões, está longe de alcançar a estabilidade. Isso ocorre porque esse ensino necessita passar por um profundo processo de renovação. Renovação não apenas de conteúdos, mas sobretudo da postura do professor frente a esse desafio. Dentro dessa ótica, este trabalho propõe uma análise de como a tecnologia poderá contribuir para a educação Matemática; porém, é consciente de que ela não poderá impor-se como o instrumento pedagógico por excelência, mesmo porque nenhum meio é capaz, isoladamente, de se tornar eficaz para todos os propósitos do ensino. Nesse sentido, o presente trabalho procura oferecer novas alternativas de ensino da Matemática. |
pt_BR |
dc.format.extent |
x, 161 f.| il., grafs., tabs. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino de primeiro grau |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matematica - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
Identificação de aspectos e propostas de espaços de conhecimento do ensino da matemática |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar