Conhecer ou não conhecer eis a diferença: aquisição do conhecimento e a questão da cognição a partir de suas relações com a tecnologia nas camadas populares do município da Campanha /

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Conhecer ou não conhecer eis a diferença: aquisição do conhecimento e a questão da cognição a partir de suas relações com a tecnologia nas camadas populares do município da Campanha /

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Fernandes, Maria Aparecida Castro pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T18:21:41Z
dc.date.available 2012-10-17T18:21:41Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 175234 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78725
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo é uma investigação acerca da questão cognitiva especifica da cidade de Campanha, inserida na Linha de Pesquisa Universidade e a Formação do Conhecimento Humano . Nele, há uma análise da aquisição do conhecimento realizada cotejando como prática idealizada pela população do município de Campanha, no Estado de Minas Gerais. O seu objetivo fundamental consiste em realizar um estudo comparativo entre um grupo da camada popular a que denominamos saber Tia Nastácia e o grupo dos acadêmicos da FAFI-SION a que denominamos de saber Dona Benta, abordando a aquisição do conhecimento, a questão da cognição a partir de suas relações com a tecnologia Pretende-se contribuir para um mais adequado redirecionamento na educação dos pesquisados, a partir de experiências vívidas e vividas pela pesquisadora e pelos sujeitos da pesquisa. A metodologia usada para este estudo se fundamenta em vários autores, sendo no primeiro momento utilizando um texto como instrumento de sondagem; ponto de partida para toda a pesquisa qualitativa. Para uma melhor organização e análise dos dados coletados, tornou-se como referência os discursos dos próprios sujeitos, evidenciando os empecilhos de ordem estrutural, cultural e social, para a operacionalização do ideal, a identificação que os sujeitos encontram entre o real e o ideal, e contradições entre o discurso prático e teórico. Em seguida, os discursos foram novamente organizados como constatações e contestações, separadas em categorias distintas que são SER, o homem SABER, o mundo e FAZER a sociedade na visão dos grupos pesquisados. Espera-se que este estudo venha contribuir para um redimensionamento cultural do município e também para repensar, refletir sobre a psicologia do desenvolvimento sintetizando a forma como as pessoas adquirem conhecimentos e dão significados a tudo que os cercam neste mundo globalizado. pt_BR
dc.format.extent [135] f.| il., grafs., tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Aquisição de conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Cognição pt_BR
dc.subject.classification Cognição e cultura pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.title Conhecer ou não conhecer eis a diferença: aquisição do conhecimento e a questão da cognição a partir de suas relações com a tecnologia nas camadas populares do município da Campanha / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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