Conhecer ou não conhecer eis a diferença: aquisição do conhecimento e a questão da cognição a partir de suas relações com a tecnologia nas camadas populares do município da Campanha /

DSpace Repository

A- A A+

Conhecer ou não conhecer eis a diferença: aquisição do conhecimento e a questão da cognição a partir de suas relações com a tecnologia nas camadas populares do município da Campanha /

Show full item record

Title: Conhecer ou não conhecer eis a diferença: aquisição do conhecimento e a questão da cognição a partir de suas relações com a tecnologia nas camadas populares do município da Campanha /
Author: Fernandes, Maria Aparecida Castro
Abstract: Este estudo é uma investigação acerca da questão cognitiva especifica da cidade de Campanha, inserida na Linha de Pesquisa Universidade e a Formação do Conhecimento Humano . Nele, há uma análise da aquisição do conhecimento realizada cotejando como prática idealizada pela população do município de Campanha, no Estado de Minas Gerais. O seu objetivo fundamental consiste em realizar um estudo comparativo entre um grupo da camada popular a que denominamos saber Tia Nastácia e o grupo dos acadêmicos da FAFI-SION a que denominamos de saber Dona Benta, abordando a aquisição do conhecimento, a questão da cognição a partir de suas relações com a tecnologia Pretende-se contribuir para um mais adequado redirecionamento na educação dos pesquisados, a partir de experiências vívidas e vividas pela pesquisadora e pelos sujeitos da pesquisa. A metodologia usada para este estudo se fundamenta em vários autores, sendo no primeiro momento utilizando um texto como instrumento de sondagem; ponto de partida para toda a pesquisa qualitativa. Para uma melhor organização e análise dos dados coletados, tornou-se como referência os discursos dos próprios sujeitos, evidenciando os empecilhos de ordem estrutural, cultural e social, para a operacionalização do ideal, a identificação que os sujeitos encontram entre o real e o ideal, e contradições entre o discurso prático e teórico. Em seguida, os discursos foram novamente organizados como constatações e contestações, separadas em categorias distintas que são SER, o homem SABER, o mundo e FAZER a sociedade na visão dos grupos pesquisados. Espera-se que este estudo venha contribuir para um redimensionamento cultural do município e também para repensar, refletir sobre a psicologia do desenvolvimento sintetizando a forma como as pessoas adquirem conhecimentos e dão significados a tudo que os cercam neste mundo globalizado.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78725
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
175234.pdf 543.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar