Abstract:
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Os objetivos do presente trabalho conduzem ao estudo, à pesquisa e à análise das possibilidades de se realizar um trabalho inovador e produtivo no processo ensino aprendizagem da disciplina de Matemática, através de um aplicativo computacional de hipermídia para ser utilizado no processo de avaliação, com alunos de 5.a série do Ensino Fundamental do Colégio Militar de Curitiba. Neste sentido, considera-se fundamental apropriar-se de metodologias adequadas que realmente motivem os alunos a trabalhar com o aplicativo computacional nos estudos de recuperação. Dessa forma, no seu decorrer, desenvolveram-se atividades que permitiram aos alunos familiarizar-se com a linguagem digital, explorando o software e navegando dentro do programa para o tópico de seu interesse, guiados por um mapa ou pelo menu principal, o qual apresenta os textos com o nome dos assuntos principais contidos no programa. Os objetivos do trabalho não visam dispensar a figura do tutor humano, ou seja, do professor, pois ele esteve sempre presente. Para sustentar teoricamente a realização, buscou-se trazer para o contexto, uma breve revisão literária, com a finalidade de elucidar e embasar os procedimentos. Dando continuidade, os alunos desenvolveram atividades identificadas com os objetivos propostos, no sentido principal de explorar as mudanças na maneira de ensinar e aprender Matemática, na reconceituação da avaliação, da estimulação e da interatividade. Paralelamente, trabalhou-se a prática discente/docente, detalhando-se o uso do software no Colégio Militar de Curitiba, operacionalizando e verificando os resultados. Posteriormente, foram analisados os vários aspectos que podem interferir nessa atividade integrada com,a informática, quando explorada no campo escolar. Os resultados analisados e comentados, apontam para propostas que permitem a indicação de alguns caminhos. Os propósitos estão em favorecer o desenvolvimento de uma prática pedagógica capaz de explorar no dia-a-dia escolar, os fatores positivos apresentados pelos alunos que tiveram a oportunidade de participar do desenvolvimento do projeto, aprendendo a matemática e familiarizando-se com a linguagem digital. Nas colocações conclusivas, constatou-se um aproveitamento superior ao verificado em situação semelhante em anos anteriores pelos alunos em estudos de recuperação, o que confere ao softawe o aval positivo de um procedimento que deu certo. Apresentam-se também as recomendações finais ressaltando-se a importância da utilização do aplicativo, apresentando ao mesmo tempo, as sugestões para futuros trabalhos na área de avaliação do processo ensino-aprendizagem da matemática. Alguns fatores importantes e conclusivos merecem ser evidenciados: a) é preciso refletir a prática, aliando-a ao aprofundamento teórico necessário para compreender efetivamente qual o sentido do trabalho que está sendo realizado; b) as inovações hoje já não estão em simplesmente escolher entre usar ou não usar, gostar ou não gostar, assim, é importante impulsionar os alunos para novas concepções ligadas ao cotidiano e ao futuro, através de um processo de descoberta e de apropriação de valores, logo, não é formada por produtos finais; c) qualquer inovação deverá ser muito bem planejada, isto é, exigirá trabalho e dedicação; d) como fator determinante de sucesso em qualquer empreendimento educacional, coloca-se a manutenção dos conteúdos das disciplinas, mas a mudança na forma de ministrá-los, que deverá ser sempre dentro de uma contextualização, permitindo que os alunos tenham uma participação ativa na construção do próprio conhecimento |