dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pacheco, Roberto Carlos dos Santos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, Gilmar Carvalho de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T17:39:41Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T17:39:41Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
171384 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78666 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No Brasil, três em cada duzentas pessoas são acometidas de deficiência auditiva. Quando o deficiente auditivo é alfabetizado e tem preservadas suas habilidades cognitivas e sensoriais, é importante que seu sistema de comunicação use as habilidades complexas de leitura e escrita que se encontram preservadas, de modo a tornar mais eficaz e rápida a comunicação, e, por conseqüência, facilitar sua inserção social e econômica. O MACS (Modelo de Aprendizagem Cooperativo para Surdos Baseado em Ambiente Computacional), objeto dessa dissertação, é um modelo computacional voltado para essa necessidade, ou seja, o desenvolvimento do deficiente auditivo alfabetizado, visando sua integração à escola e à sociedade. O MACS tem por objetivo contribuir na aprendizagem de alunos surdos alfabetizados através do emprego de recursos computacionais disponíveis na Web. Fundamentado nas contribuições dos modelos de ensino construtivista e cooperativo, o MACS utiliza recursos de realidade virtual, páginas de hipertexto, comunicação síncrona e assíncrona como meio de melhorar a leitura, escrita, diálogo e cognição de forma participativa. Para elaboração deste trabalho, seguiu-se um planejamento de atividades de forma a primeiramente problematizar a situação do indivíduo surdo na sociedade. Em seguida, procurou-se estabelecer os princípios pedagógicos (construtivismo e cooperativismo) que pudessem sustentar o desenvolvimento de um modelo de ensino auxiliado por computador que facilitasse a comunicação entre os surdos e entre estes e os ouvintes, visando o desenvolvimento de forma participativa e com liberdade pessoal. A terceira etapa visou estabelecer a ligação das teorias educacionais com as ferramentas computacionais capazes de promovê-las. Para tanto, procurou-se relacionar as teorias educacionais com as tecnologias de informação disponíveis na Web. A quarta etapa apresentou uma especificação do MACS, com seus módulos, interfaces e bases de dados associadas. Na quinta e última etapa, apresentaram-se os testes realizados com um grupo de alunos utilizando um protótipo do MACS. A pesquisa bibliográfica, a especificação do modelo e a implementação de um protótipo inicial do MACS permitiram concluir uma especificação mínima para comprovar a importância deste modelo no auxílio à aprendizagem do deficiente auditivo. Além disso, o trabalho com ferramentas para implementação do MACS beneficiou a escola (ETFSC ) no conhecimento de técnicas de ensino apoiadas por computador via Web. Trouxe também a perspectiva de melhoria das técnicas de ensino e a possibilidade de inclusão do deficiente auditivo de forma mais igualitária, oportunizando aos alunos deficientes e não-deficientes a aprenderem uns com os outros. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xix, 109 f.| il. + |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Surdos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino auxiliado por computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.title |
Modelo de aprendizado cooperativo para surdos baseado em ambiente computacional (MACS) |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |