Gestão das universidades federais brasileiras: um modelo fundamentado no balanced scorecard /

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Gestão das universidades federais brasileiras: um modelo fundamentado no balanced scorecard /

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Selig, Paulo Mauricio pt_BR
dc.contributor.author Pessoa, Maria Naiula Monteiro pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T17:32:09Z
dc.date.available 2012-10-17T17:32:09Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 172918 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78659
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract Face as atuais dificuldades inerentes à gestão nas universidades federais brasileiras, abrangendo desde a escassez de recursos à rigidez da estrutura administrativa, associada à escassa literatura acerca de trabalhos na área de gestão universitária, o propósito do presente estudo é o de desenvolver um modelo de gestão para as universidades federais brasileiras, fundamentado no Balanced Scorecard (BSC), voltado ao monitoramento, de forma integrada, das diversas iniciativas organizacionais, no sentido de auxiliar na racionalização do uso dos recursos humanos e materiais disponíveis. No intuito de verificar a funcionalidade desse modelo, bem como evidenciar possíveis dificuldades e limitações no que se refere à sua implementação, fez-se uma aplicação piloto na Universidade Federal do Ceará. Essa aplicação corroborou um conjunto de expectativas que afloraram quando da formulação do modelo. Constatou-se que, apesar das dificuldades na implementação de alguns dos passos estabelecidos na arquitetura do modelo proposto, sua aplicação é possível e viável. Esse resultado é uma conseqüência do propósito assumido, quando do desenho do modelo, de promover a modernização universitária sem, contudo, desrespeitar suas peculiaridades. Verificou-se, também, que a inserção de um modelo dessa natureza possibilitaria que a universidade federal brasileira se tornasse mais empreendedora, no sentido de o seu processo de gestão ser orientado por sua missão, e não exclusivamente por regras e previsão orçamentária. Trata-se, portanto, de uma concepção mais moderna de gestão da universidade pública frente ao importante papel que ela desempenha na sociedade. pt_BR
dc.format.extent xvii, 343 f.| il., grafs., tabs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades publicas pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades publicas pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Administração de recursos humanos pt_BR
dc.subject.classification Administração de material pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Custeio baseado em atividades pt_BR
dc.title Gestão das universidades federais brasileiras: um modelo fundamentado no balanced scorecard / pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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