dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Selig, Paulo Mauricio |
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dc.contributor.author |
Pessoa, Maria Naiula Monteiro |
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dc.date.accessioned |
2012-10-17T17:32:09Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T17:32:09Z |
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dc.date.issued |
2000 |
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dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
172918 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78659 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Face as atuais dificuldades inerentes à gestão nas universidades federais brasileiras, abrangendo desde a escassez de recursos à rigidez da estrutura administrativa, associada à escassa literatura acerca de trabalhos na área de gestão universitária, o propósito do presente estudo é o de desenvolver um modelo de gestão para as universidades federais brasileiras, fundamentado no Balanced Scorecard (BSC), voltado ao monitoramento, de forma integrada, das diversas iniciativas organizacionais, no sentido de auxiliar na racionalização do uso dos recursos humanos e materiais disponíveis. No intuito de verificar a funcionalidade desse modelo, bem como evidenciar possíveis dificuldades e limitações no que se refere à sua implementação, fez-se uma aplicação piloto na Universidade Federal do Ceará. Essa aplicação corroborou um conjunto de expectativas que afloraram quando da formulação do modelo. Constatou-se que, apesar das dificuldades na implementação de alguns dos passos estabelecidos na arquitetura do modelo proposto, sua aplicação é possível e viável. Esse resultado é uma conseqüência do propósito assumido, quando do desenho do modelo, de promover a modernização universitária sem, contudo, desrespeitar suas peculiaridades. Verificou-se, também, que a inserção de um modelo dessa natureza possibilitaria que a universidade federal brasileira se tornasse mais empreendedora, no sentido de o seu processo de gestão ser orientado por sua missão, e não exclusivamente por regras e previsão orçamentária. Trata-se, portanto, de uma concepção mais moderna de gestão da universidade pública frente ao importante papel que ela desempenha na sociedade. |
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dc.format.extent |
xvii, 343 f.| il., grafs., tabs. + |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Universidades e faculdades publicas |
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dc.subject.classification |
Universidades e faculdades publicas |
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dc.subject.classification |
Administração |
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dc.subject.classification |
Administração de recursos humanos |
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dc.subject.classification |
Administração de material |
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dc.subject.classification |
Desempenho |
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dc.subject.classification |
Avaliação |
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dc.subject.classification |
Custeio baseado em atividades |
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dc.title |
Gestão das universidades federais brasileiras: um modelo fundamentado no balanced scorecard / |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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