Otimização de horários em instituições de ensino superior através de algoritmos genéticos

DSpace Repository

A- A A+

Otimização de horários em instituições de ensino superior através de algoritmos genéticos

Show full item record

Title: Otimização de horários em instituições de ensino superior através de algoritmos genéticos
Author: Braz Júnior, Osmar de Oliveira
Abstract: Uma grade horária bem elaborada é um requisito importante para a boa administração de qualquer instituição de ensino superior. Porém, o grande número de fatores envolvidos, como a quantidade de disciplinas, a alocação dos professores e o compartilhamento de recursos, torna o problema da geração da grade horário muito complexo. Apresento uma solução para o problema de geração do horário de aulas dentro de uma das várias abordagens para sua solução. Usando uma abordagem de algoritmos genéticos proponho uma solução viável para o problema. O modelo foi desenvolvido e implementado utilizando orientação a objeto, com a representação das estruturas do algoritmo genético utilizando objetos, possibilita-se uma maior reutilização de seu código. Com a representação em objetos, os operadores genéticos, e os métodos de avaliação ficam embutidos em seus suas próprias estruturas. Na implementação dos operadores genéticos de cruzamento foram utilizadas técnicas semelhantes ao operador de cruzamento de ciclo e de emparelhamento parcial. Quanto a implementação dos métodos de avaliação foram levados em consideração algumas das restrições dentre as muitas existentes para o problema, entre elas as disponibilidade de recursos e professores, não deixando de lado os aspectos relevantes para a resolução deste problema em instituições de ensino superior.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78608
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
180332.pdf 1.088Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar