A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fialho, Francisco Antonio Pereira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Araújo, Iracema Rezende de Oliveira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T15:58:53Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T15:58:53Z |
|
dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
178530 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78563 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Matemática é vista na escola como uma disciplina "árida e difícil", levando a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades, e não aprendendo, gerando um grande desinteresse pela matéria, ainda, em grande parte responsável por dificuldades futuras ou mesmo pelo pavor da matéria. Como tornar a Matemática interessante para as crianças? O que fazer para que a aprendizagem seja algo prazeroso e agradável? Qual a contribuição que velhas metodologias associadas a novas utilizações podem trazer para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da Matemática no Brasil? Essas e outras perguntas vêm surgindo e tornando-se tema de debates, discussões, estudos e reflexões. Difundir e desmistificar o uso de atividades lúdicas, com fundamentações pedagógicas adequadas, favorece um aprendizado efetivo, representando estratégias - altamente proveitosas - para que o aluno tenha acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de suas capacidades. A ludicidade, tão importante para o desenvolvimento do ser humano, precisa ser vista com mais seriedade, o espaço lúdico da criança não deve se restringir somente a hora do recreio. Dentro desta ótica, o trabalho propõe a utilização de lúdicos como parte integrante nas séries iniciais do Ensino Fundamental procurando conduzir a criança a conhecer, interagir, mergulhar, vivenciar a matemática e desenvolver a aprendizagem brincando. Afinal, aprender deve ser uma grande diversão! |
pt_BR |
dc.format.extent |
xi, 124 f.| fotos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matematica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.title |
A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar