A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática

DSpace Repository

A- A A+

A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática

Show full item record

Title: A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática
Author: Araújo, Iracema Rezende de Oliveira
Abstract: A Matemática é vista na escola como uma disciplina "árida e difícil", levando a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades, e não aprendendo, gerando um grande desinteresse pela matéria, ainda, em grande parte responsável por dificuldades futuras ou mesmo pelo pavor da matéria. Como tornar a Matemática interessante para as crianças? O que fazer para que a aprendizagem seja algo prazeroso e agradável? Qual a contribuição que velhas metodologias associadas a novas utilizações podem trazer para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da Matemática no Brasil? Essas e outras perguntas vêm surgindo e tornando-se tema de debates, discussões, estudos e reflexões. Difundir e desmistificar o uso de atividades lúdicas, com fundamentações pedagógicas adequadas, favorece um aprendizado efetivo, representando estratégias - altamente proveitosas - para que o aluno tenha acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de suas capacidades. A ludicidade, tão importante para o desenvolvimento do ser humano, precisa ser vista com mais seriedade, o espaço lúdico da criança não deve se restringir somente a hora do recreio. Dentro desta ótica, o trabalho propõe a utilização de lúdicos como parte integrante nas séries iniciais do Ensino Fundamental procurando conduzir a criança a conhecer, interagir, mergulhar, vivenciar a matemática e desenvolver a aprendizagem brincando. Afinal, aprender deve ser uma grande diversão!
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78563
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
178530.pdf 1.907Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar