Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /

DSpace Repository

A- A A+

Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Farines, Jean-Marie pt_BR
dc.contributor.author Vallim, Marcos Banheti Rabello pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T14:57:07Z
dc.date.available 2012-10-17T14:57:07Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 176205 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78477
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. pt_BR
dc.description.abstract A engenharia está associada à habilidade de combinar conhecimentos teóricos e práticos para atender a necessidades humanas colocadas geralmente como problemas reais a serem resolvidos. Entretanto, o ensino da engenharia tem enfatizado o conteúdo teórico, com a larga utilização da simulação computacional e de ambientes virtuais que muitos acreditam capazes de substituir a experimentação real. Os profissionais graduados sob este tipo de ensino são capazes de realizar análises complexas, mas teriam pouca habilidade para lidar com problemas do mundo real. A complexidade do mundo moderno, entretanto, exige uma formação profissional com um perfil mais abrangente. As habilidades técnicas devem ser associadas à capacidade de julgar, de comunicar idéias, de trabalhar em grupo e negociar coletivamente decisões. O ensino de engenharia deve colocar o futuro profissional em contato com as questões fundamentais da profissão, desde o primeiro dia de aula. O projeto deve desempenhar neste processo um papel central, por ser a essência da engenharia. Este trabalho relata uma experiência de ensino, onde os conceitos acima expostos foram colocados em prática em uma disciplina de introdução à Engenharia de Controle e Automação. A disciplina foi desenvolvida no segundo semestre letivo de 1999 na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. A mesma foi concebida para cumprir três grandes objetivos: integrar o aluno à vida acadêmica, desenvolver uma compreensão inicial sobre os conceitos básicos da engenharia e despertar as habilidades necessárias ao engenheiro em sua atuação profissional. A experiência foi desenvolvida em clima de jogo, no qual os alunos, em grupos, foram estimulados a desenvolver soluções para situações-problemas. Os grupos construíram seus protótipos de projeto usando kits de blocos de montagens LEGO programável. A experimentação real criou um contexto adequado para o aprendizado de metodologia de projeto e para o entendimento de conceitos técnicos abstratos tais como sistemas, controle e realimentação. A abordagem metodológica adotada, pelos resultados obtidos, mostrou-se promissora para futuros desenvolvimentos. pt_BR
dc.format.extent xvi, 101 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia eletrica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Engenharia - pt_BR
dc.subject.classification Formação profissional pt_BR
dc.title Em direção à melhoria do ensino na área tecnológica: a experiência de uma disciplina de introdução à engenharia de controle e automação / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Cury, Jose Eduardo R pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
176205.pdf 14.35Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar