Avaliação institucional de universidades: considerações e resultados num contexto internacional
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Colossi, Nelson |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Brito, Sandra Lopes Estrela |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T14:55:47Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T14:55:47Z |
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dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
198989 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78475 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Gradução em Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho foi elaborado com o objetivo analisar os programas de avaliação das Instituições de Ensino Superior implantados na Argentina, nos EUA, no Brasil e no Reino Unido, onde a Avaliação Institucional já é tradição, e pelo papel que este assunto ocupa nas instituições de ensino superior desses países. Para complementar a idéia inicial do estudo sobre a consciência de avaliação do Ensino Superior o estudo apresentará as experiências da Holanda, e de Moçambique. As Instituições escolhidas para o estudo foram a Universidade Nacional do Nordeste da Argentina, a George Washington University nos EUA, a Agencia de Avaliação da Qualidade do Reino Unido, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Brasil. Este estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo, privilegiando a abordagem qualitativa, realizada sob a forma de multi-caso, tendo como alvo de pesquisa as experiências nos processos de avaliação institucional pelas Instituições acima referenciadas. Foram utilizados dados primários e secundários sendo que os dados primários foram coletados por meio de questionário semiestruturado aplicado aos sujeitos do estudo, e os secundários obtidos por meio da literatura presente nas bibliotecas de universidades e instituições de educação superior, bem como de algumas organizações internacionais. Os resultados mostram que os objetivos da avaliação institucional variam de país para país dentro do contexto interno e externo de cada instituição, e que embora haja consciência da necessidade de avaliar, ainda se fazem sentir momentos de resistência. A avaliação interna e a externa são os dois momentos que caracterizam o processo avaliativo, bem como a avaliação por pares. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação institucional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Universidades e faculdades |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação institucional de universidades: considerações e resultados num contexto internacional |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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