Avaliação institucional de universidades: considerações e resultados num contexto internacional

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Avaliação institucional de universidades: considerações e resultados num contexto internacional

Mostrar registro completo

Título: Avaliação institucional de universidades: considerações e resultados num contexto internacional
Autor: Brito, Sandra Lopes Estrela
Resumo: Este trabalho foi elaborado com o objetivo analisar os programas de avaliação das Instituições de Ensino Superior implantados na Argentina, nos EUA, no Brasil e no Reino Unido, onde a Avaliação Institucional já é tradição, e pelo papel que este assunto ocupa nas instituições de ensino superior desses países. Para complementar a idéia inicial do estudo sobre a consciência de avaliação do Ensino Superior o estudo apresentará as experiências da Holanda, e de Moçambique. As Instituições escolhidas para o estudo foram a Universidade Nacional do Nordeste da Argentina, a George Washington University nos EUA, a Agencia de Avaliação da Qualidade do Reino Unido, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Brasil. Este estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo, privilegiando a abordagem qualitativa, realizada sob a forma de multi-caso, tendo como alvo de pesquisa as experiências nos processos de avaliação institucional pelas Instituições acima referenciadas. Foram utilizados dados primários e secundários sendo que os dados primários foram coletados por meio de questionário semiestruturado aplicado aos sujeitos do estudo, e os secundários obtidos por meio da literatura presente nas bibliotecas de universidades e instituições de educação superior, bem como de algumas organizações internacionais. Os resultados mostram que os objetivos da avaliação institucional variam de país para país dentro do contexto interno e externo de cada instituição, e que embora haja consciência da necessidade de avaliar, ainda se fazem sentir momentos de resistência. A avaliação interna e a externa são os dois momentos que caracterizam o processo avaliativo, bem como a avaliação por pares.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Gradução em Administração.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78475
Data: 2000


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
198989.pdf 3.586Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar